• 9 de março de 2021

Várzea Grande abre Semana do Meio Ambiente buscando experiência para resolver a questão do lixo

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Helen Farias Ferreira, promoveu nesta manhã (30) uma visita técnica a uma Central de Gerenciamento de Resíduos de Cuiabá para conhecer uma experiência exitosa de destinação e tratamento de lixo.

O modelo, em funcionamento na Capital desde 2007, contribui para o planejamento de uma política ambiental voltada para as necessidades da cidade e a expertise na destinação final de resíduos traz subsídios para projetos que possam ser aplicados em Várzea Grande, contemplando o conjunto de metas estabelecido à Pasta, pela secretária.

Acompanhada da secretária de Comunicação Social, Sônia Fiori, a visita in loco marcou início da Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem início no dia 1 de junho.

Como reforça a secretária Helen, desde o ano passado, a Lei Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305), imputa aos municípios o gerenciamento e o descarte ambientalmente correto do lixo coletado e a criação de aterros sanitários. “E é essa experiência que estamos buscando para Várzea Grande. Essa ação de educação ambiental prática nos ensina muito e com certeza agregará informações ao plano de gerenciamento de resíduos sólidos da nossa cidade”. Ainda como destaca a secretária, “há cerca de dez anos, tudo isso que estamos vendo aqui era amontado em lixões. Numa central como essa tudo está organizado, até os resíduos infectantes perdem, por meio de um processo na autoclave, seus agentes patógenos (vírus, bactérias e parasitas), vão para um triturador e seguem para o aterro sem qualquer risco de contaminação”. Todas as informações foram repassadas pelo responsável técnico da Central, o engenheiro sanitarista, Admilton de Lima.

Ao avaliar a visita, Helen explica que uma unidade como essa de Cuiabá – a única com aterro sanitário industrial ambientalmente licenciado no Estado, prova que todo resíduo pode ser gerenciado e receber uma destinação correta. “Vamos aprimorar o conhecimento para aplicação de políticas púbicas de meio ambiente para Várzea Grande que é uma das metas da Pasta”.

Alunos do nono semestre de Engenharia Ambiental da Unic, acompanharam a visita.

premium

Ler Anterior

Brasnorte terá expediente suspenso dia 1º

Leia em seguida

SAÚDE PEDE SOCORRO: Servidores da Saúde protestam contra caos no dia 2 de junho levando atendimento e orientações à população na Praça Alencastro, em Cuiabá/MT

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *