
01/06/2015 – O Tribunal de Justiça de Mato Grosso inaugurou na sexta-feira (29 de maio) o Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Poxoréu (251 km ao sul de Cuiabá), no Fórum da cidade. Esse é o 31º Centro de Solução de Conflitos espalhado pelo Estado, número este que supera a meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no que diz respeito ao número de Cejuscs por estado.
A nova estrutura vai melhorar o serviço prestado à população na realização de audiências e mutirões de conciliação e dar maior celeridade no andamento das ações.
A solenidade contou com a presença da vice-presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, que também é a presidente do Núcleo de Solução de Conflitos do Judiciário mato-grossense, além do juiz auxiliar da Vice-presidência, Hildebrando da Costa Marques, e da juíza diretora do Cejusc de Poxoréu, Patrícia Cristiane Moreira.
Segundo a desembargadora Clarice Claudino, como em Mato Grosso os Centros estão implantados em larga escala, o Judiciário estadual tem saído na frente. “Isso é uma satisfação para o nosso Estado, porque demonstra que os nossos dirigentes têm se preocupado não só em abrir novas portas para abrigar essa litigiosidade crescente e também trabalhar para que seja melhor direcionada e tenha o tratamento adequado dos conflitos”.
A juíza Patrícia Cristiane Moreira disse que a partir dessa inauguração a Justiça da comarca entra numa nova fase, onde a conciliação e a mediação serão a primeira alternativa para a comunidade. Segundo a magistrada, essa inauguração demonstra a importância que o Tribunal de Justiça tem dado, de forma igual, a todas as comarcas. “Há a valorização de todas as unidades judiciárias, independente do seu porte. O Tribunal de Justiça tem valorizado todos, de forma igual, independente se grande ou pequeno município”.FONTE TJMT