> TRE oferece avaliação nutricional a servidores com alterações metabólicas

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso aprovou solicitação da Coordenadoria de Assistência Médica e Social (CAMS) para a implantação de um programa nutricional que vai avaliar e acompanhar, de forma individual, 110 servidores diagnosticados com alterações metabólicas, detectadas nos exames periódicos realizados no corrente ano. São 65 servidores da sede e 45 dos cartórios eleitorais. A medida é necessária para a prevenção de doenças entre os servidores, o que impactará na redução de afastamentos para tratamento de saúde.

 

Os servidores a ser atendidos pelo programa nutricional apresentaram alterações metabólicas que afetam os índices de colesterol, triglicérides, pressão arterial, ácido úrico, glicose, sódio e potássio, dentre outros.  Levantamento feito pela CAMS sobre os exames realizados nos anos de 2012, 2013 e 2014 demonstra que estas alterações se mantiveram constante entre os servidores. Os exames realizados neste ano de 2015 mostram que as alterações metabólicas afetam 43,67% dos servidores da sede e 36,36% dos que atuam nos cartórios eleitorais. Elas são as responsáveis pelo desencadeamento de problemas de saúde como diabetes, hipertensão, hipercolesterol, hipertireóide ou hipotireóide, obesidade, acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e outras enfermidades.

 

De acordo com a Coordenadora de Assistência Médica e Social, Viviane Zaitum Cardoso Damacena, o trabalho de avaliação individual será realizado por profissional credenciado pela Unimed Cuiabá, que já possui contrato com o TRE-MT (nº 20/2011). Este contrato já oferta a cobertura para serviços na área de nutrição, com limitação de consultas/atendimento no Núcleo de Nutrição. Contudo, a fim de promover um acompanhamento mais criterioso  aos 110 servidores diagnosticados com alterações metabólicas, a CAMS solicitou, e a Unimed anuiu com o atendimento individual, sem custo adicional ao contrato.

 

A convocação aos servidores será realizada pela própria Coordenadoria.  Os servidores da sede serão avaliados pelas nutricionistas da Unimed Cuiabá no período de 14 a 24 de setembro. O atendimento nutricional compreenderá as atividades de consulta individual; cálculos de IMC, RCQ, VET, Percentis; avaliação do estado nutricional; orientações nutricionais e dietéticas; prescrição dietética; encaminhamento à profissionais da área de saúde (se necessário) e reavaliação após 60 dias.

 

O atendimento também será oferecido aos 45 servidores dos cartórios eleitorais que apresentaram alterações metabólicas. Eles serão convidados a comparecer na sede do Tribunal, no horário agendado, para a avaliação nutricional.

 

premium

Ler Anterior

ELEIÇÕES OABMT- LEONARDO CAMPOS FEZ VISITAS EM ESCRITORIOS

Leia em seguida

> TJMT conhece projeto de fortalecimento do Judiciário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *