• 18 de abril de 2021

> TRE-MT e Hemocentro realizam cadastro de doadores de medula óssea

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em parceria com a Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AACC-MT) e o Hemocentro, realizarão no próximo dia 23 de julho, nas dependências do TRE-MT, a Campanha de Medula Óssea. O evento tem como intuito a conscientização dos servidores  para a doação da medula óssea.

 

A campanha terá duas etapas. A primeira acontecerá no dia 23, que será feito um cadastro de doação, onde os servidores preencherão um formulário  com dados pessoais. Após o cadastro, é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10 ml para testes. O procedimento é simples e tem a duração de aproximadamente 10 minutos.

 

Qualquer pessoa entre 18 a 54 anos pode fazer a coleta, sem restrições.  Os servidores que desejam participar do evento poderão se apresentar no stand do Hemocentro, portando o documento de identificação com foto (RG, CNH, carteira de trabalho, certificado de reservista ou passaporte).

 

Após a coleta do sangue, a amostra será destinada ao laboratório para realização de testes, que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e o paciente.  O servidor ficará cadastrado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula (REDOME). Quando houver um paciente compatível e precisando de um transplante, o doador será convocado para realizar a doação.

 

O que é Medula Óssea?

 

Medula Óssea é a matriz do sangue que contém as células mãe (células tronco) que originam os glóbulos brancos e plaquetas. A medula se localiza na parte interna dos ossos.

 

O transplante da medula óssea é indicado para as pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemia, hemoglobinopatias, crianças com doenças genéticas e em casos de aplasia de medula. As pessoas que necessitam ser submetidas ao transplante de medula óssea devem fazer os seus cadastros no Registro de Receptores de Medula Óssea (REREME).

 

premium

Ler Anterior

> Mutirão: R$ 25 milhões negociados em dois dias e cancelamento de protestos em 10 municípios do interior

Leia em seguida

17/07/2015 – PF impede advogada de acompanhar depoimento de Marcelo Odebrecht

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *