TJMT prestigia encontro sobre ética pública

15/09/2016 – A presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, participou da abertura do IV Encontro de Gestão da Ética Pública & Saúde e Segurança no Trabalho, realizada nesta quarta-feira (14 de setembro), no Palácio Paiaguás, sede do Governo do Estado.

 

O encontro é voltado para a discussão e a reflexão das políticas públicas relacionadas à ética, transparência, segurança e saúde entre os servidores públicos do Poder Executivo; no entanto, a desembargadora destacou os benefícios de sua presença como autoridade do Judiciário.

 

“Nós temos que conhecer uns aos outros. O Poder Judiciário tem que conhecer bem o Poder Executivo, tem que conhecer bem as pessoas que compõem os Poderes. Esse foi um encontro de pessoas, que executam o dia a dia. Foi muito importante estarmos presentes porque vemos as coisas que temos em comum, vemos os desafios que nós também podemos implementar e nos inspiramos mais”, pontua.

 

Na abertura, a presidente em exercício fez uso da palavra e destacou a era que a sociedade se encontrar, cujo eixo central deixa de ser o conhecimento para dar lugar ao sentimento. “Fiz questão de pontuar que nós estamos na era do valor da pessoa humana. Isso ressalta o papel que cada um tem que desempenhar. Se eu quero uma mudança do mundo, eu é que tenho que mudar primeiro. A essência do que está programado para os dois dias de encontro é essa: cada um sair dali motivado a perceber que ele pode fazer a diferença”.

 

No período vespertino foi realizada palestra com Tatiana Barbieri, com abordagem da temática “A cultura do serviço público”, além de outros palestrantes que debateram os temas “Ética e trabalho”, “Inteligência Emocional e Desenvolvimento Humano” e “Resiliência em Tempos de Transição”.

 

O encontro segue até esta quinta-feira (15), com palestras do promotor de Justiça Marco Aurélio Castro, da secretária do Gabinete de Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, do secretário-adjunto do Gabinete, Matheus Lourenço da Cunha, dentre outros.

 

Para presentear os participantes do encontro, o primeiro dia teve a palestra magna do renomado historiador Leandro Karnal a respeito do tema “Ética e corrupção no mundo contemporâneo: tem solução?”.

 

Karnal é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos principais palestrantes brasileiros da atualidade, especialista em temas relacionados à ética e moral. Juntamente com Clóvis de Barros Filho, Luiz Felipe Pondé, Mario Sergio Cortella e outros, forma uma corrente contemporânea de pensamento social que questiona as atitudes cotidianas dos brasileiros.

 

premium

Ler Anterior

Começa a 2ª edição do “Minha Árvore, Minha Vida”

Leia em seguida

Pleno define lista tríplice para TRE-MT nesta 5ª

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *