• 18 de abril de 2021

TJ tem primeiro processo administrativo virtual

14/01/2015 – O Tribunal de Justiça de Mato Grosso deu hoje o primeiro passo para a virtualização dos processos administrativos da Segunda Instância. A partir desta terça-feira (13 de janeiro) todo ‘Pedido de Averbação de Tempo de Serviço’ tramitará somente pelo sistema, isto é, na forma virtual, e não mais no formato de papel como nós conhecemos. Atualmente o TJMT tem 297 classes de processos administrativos (tipos de processos administrativos) e esta é a primeira a ser totalmente virtual.

A mudança é um pedido do desembargador Orlando Perri, que desde que assumiu a presidência da Justiça Estadual vem trabalhando para a modernização do Judiciário. O magistrado determinou ao Departamento de Conselho da Magistratura que escolhesse um processo com fluxo simples e rápido para a virtualização total. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia de Informação do TJMT, que fez a adequação do programa CIA, responsável pelo cadastro e andamento dos processos administrativos no TJMT.

O novo formato colocado no ar hoje trouxe também outras novidades para facilitar o trabalho de quem manuseia diariamente o CIA, explica Djalma Ribeiro Machado Neto, analista da CTI. Dentre as melhorias estão a nova tela de consulta (imagem ao lado) que é mais inteligente e intuitiva que a anterior. Ela permite a criação de filtros combinados de pesquisas, mais alertas por e-mail e marcadores coloridos. Este último pode ser colocado pelo próprio departamento e utilizado da forma como melhor convier.

“As adequações vão melhorar o dia-a-dia de quem trabalha com os processos físicos e também com os processos virtuais. Durante as mudanças para a virtualização do processo, nós percebemos uma série de melhorias e aproveitamos para implementá-las. A ideia é fazer com que as pessoas possam acessar informações com menos cliques e tornar o sistema mais fácil de manusear”, explica Djalma.

Treinamento – Mesmo antes de subir a nova versão do CIA, a CTI já vem fazendo o treinamento dos servidores. Durante o recesso forense foram treinadas pelo menos 60 pessoas que trabalham com o sistema e as turmas continuam a ser formadas de acordo com o interesse. Para participar basta ligar para o ramal 7-3715 e agendar com Thiago Amadeo.

Keila Maressa-TJMT

premium

Ler Anterior

14/01/2015 – Cejusc de VG faz mais de mil acordos em 2014

Leia em seguida

14/01/2015 – Novo CPC – Evento Gratutito!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *