• 25 de fevereiro de 2021

Teste do Pezinho está disponível em todas as unidades de VG

O teste do pezinho deve ser realizado entre o 3º e 7º dia após o nascimento e nunca exceder a 30 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Área Técnica da Saúde da Mulher informa que a coleta do Teste do Pezinho é realizado em todas as Unidades de Saúde, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O município é o responsável pela execução dos testes, busca ativa e na captação precoce dos pacientes para a triagem neonatal das crianças.

Dentre as Unidades Básicas de Saúde que realizam os Testes é a do Bairro Água Vermelha, em Várzea Grande. A jovem Gonçalina Nascimento,  mãe do recém-nascido Lucas, de apenas 15 dias sabe da necessidade e importância do exame, pois é através dele que muitas doenças podem ser evitadas. “Quero que meu filho cresça saudável. Por isso faço questão de fazer esse acompanhamento”, ressaltou ela.

A enfermeira responsável pela Área Técnica da Saúde da Mulher, Juselly Carmem de Lima reforça a importância da realização do teste nos primeiros dias de vida do recém-nascido. O exame é exigido por lei em todo o Brasil para os nascidos vivos. “Com ele é possível descobrir e tratar doenças causadoras de problemas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança, antes mesmo do aparecimento dos sintomas, ou seja, em crianças aparentemente saudáveis”, disse Juselly Lima.

O exame, chamado também de triagem neonatal, detecta precocemente doenças metabólicas, hormonais e infecciosas. São triadas regularmente pelo teste as seguintes doenças: fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias e fibrose cística.   “A triagem é apenas o primeiro passo, pois uma vez confirmada que há probabilidade ou a doença instalada, o segundo passo é acompanhar mais de perto estes subgrupos de crianças, monitorando e investigando com novos exames com o intuito de confirmar ou descartar a suspeita”, explica.

De acordo com a Enfermeira, após a realização dos testes do pezinho nas Unidades Básicas de Saúde e policlínicas do município, os exames são encaminhados para o Hospital Universitário Júlio Muller, sendo ele o responsável pelo diagnóstico e resultado final. Em casos positivos, é o Hospital Julio Muller referência para tratamento.

O teste do pezinho deve ser realizado entre o 3º e 7º dia após o nascimento e nunca exceder a 30 dias. O teste é absolutamente gratuito. Os responsáveis devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência.  “As mães sabem da importância do exame. Todas têm essa consciência e ao descentralizar facilitamos e universalizamos o acesso”.

premium

Ler Anterior

Ação de educação ambiental foca recuperação do solo

Leia em seguida

“Voto iguala ricos e pobres”, diz Marcus Vinicius em seminário no TSE

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *