Seaf elabora alteração na legislação para pequenos produtores

08/07/2016 – Debater os entraves e projeções de crescimento para a bovinocultura de leite nos municípios de Mato Grosso. Esse foi o objetivo de uma audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (07.07) durante a 52ª Expoagro. O Governo de Mato Grosso foi representado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf).

A audiência discutiu o Pró-leite, programa de incentivo do Governo do Estado, e a necessidade de aperfeiçoar a lei Nº 9.790/2012 que trata o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-MT).

Representando o governador Pedro Taques, o secretário de agricultura familiar Suelme Fernandes, comentou que a Seaf coordena um grupo para alterar a minuta da lei, que será enviada para apreciação na Assembleia Legislativa. “Essa nova lei já está finalizada e facilitará para o pequeno produtor, com a isenção de taxas, a viabilização do serviço de inspeção municipal (SIM) que poderá ser feita pelos consórcios e as licenças ambientais serão descentralizadas para os municípios”, comentou Fernandes.

O secretário adiantou ainda que todos os 141 municípios mato-grossenses receberão cartilhas de instrução para a nova lei do Susaf. A Seaf e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) elaboram plantas padronizadas de diferentes tipos de agroindústria para que as cidades tenham um modelo planejado por especialistas.

O prefeito de Tapurah Luiz Eickoff, que compareceu à audiência pública, agradeceu o apoio do Governo na cadeia produtiva do leite. “Estamos contentes com a Seaf que repassou os convênios para Tapurah investir no Pró-leite por meio da criação de uma unidade de referência tecnológica, referência na região”.

Durante toda a exposição, a Seaf também apresenta a sociedade um minilaticínio para demonstração de higienização dos derivados do leite. Em parceria com o sindicato rural, todo o leite que passar pela higienização no laticínio apresentado, será embalado e doado para entidades filantrópicas.

Ao fim da audiência, a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite) recebeu uma placa de homenagem da Assembleia Legislativa pelos serviços prestados aos pequenos produtores de leite de Mato Grosso.

Redação JA

premium

Ler Anterior

3ª Reunião Especial: Deputados ouvem testemunhas da CPI dos Frigoríficos em Sinop

Leia em seguida

> Programa doa cadeiras de roda em Barão de Melgaço

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *