Representantes de partidos de Cuiabá aprendem a operar sistema de Registro de Candidaturas

25/07/2016 – Os representantes dos partidos políticos e diretórios municipais de Cuiabá participaram na manhã desta segunda-feira (25.07) de uma aula prática sobre a operacionalização do sistema de Registro de Candidaturas – Candex. A aula foi ministrada na sala de treinamentos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Os participantes aprenderam, de forma prática e didática, a manusear o sistema.

Além de baixar, instalar e atualizar o Candex,  os participantes aprenderam também a cadastrar os partidos, coligações e candidatos, simulando todos os casos práticos da atividade.
É a primeira vez que Aldenice Queiroz, representante do Partido da Mobilização Nacional de Cuiabá (PMN), se responsabiliza pelo registro de candidaturas da coligação. O curso sobre o Candex trouxe tranquilidade a Aldenice, pois ela pôde aprender a manusear o sistema e percebeu que a operacionalização é simples e prática.
“Como é a primeira vez que estou com a demanda de registrar os candidatos, o treinamento foi muito útil, já que eu não tinha conhecimento de como utilizar o programa. Ficou bastante claro do que é necessário ser realizado. Tirei todas as dúvidas para fazer um trabalho bem feito”, falou a representante do PMN.
Para o representante e secretário geral do Partido Solidariedade, Adolfo Grassi, o treinamento foi importante para minimizar os prováveis erros que acontecem no momento de elaborar o registro de candidaturas.
“A aula foi muito proveitosa. Pude aprender a atualizar o sistema, o que vai facilitar também no atendimento aos candidatos. Parabéns a Justiça Eleitoral pela iniciativa, pois vejo que o TRE-MT está preocupado em diminuir os erros que acontecem na hora em que registramos os candidatos”, disse Adolfo Grassi.
O Sistema Candex
O Sistema de Registro de Candidaturas, Candex, é um sistema pelo qual os partidos e coligações que pretendem concorrer às eleições municipais de 2016 devem efetuar seus pedidos de candidaturas. O uso do sistema é obrigatório para a  realização de todos os tipos de pedido: coletivo, individual, de vagas remanescentes e de substituição.
Após serem digitados os dados das agremiações concorrentes e dos candidatos, o pedido é gravado por mídia, que deve ser entregue diretamente nas sedes dos cartórios eleitorais responsáveis pelo registro de candidatos, juntamente com as vias assinadas dos formulários impressos pelo sistema e demais documentos requeridos.
Os pedidos de candidaturas devem ser entregues nos cartórios eleitorais até às 19h do dia 15 de agosto de 2016.

 

premium

Ler Anterior

Ecad pode cobrar direito autoral de música reproduzida em quarto de hotel

Leia em seguida

Juiz eleitoral transfere locais de votação em Várzea Grande

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *