> Pacto Republicano no Sistema Único de Assistência Social é tema da VI Conferência

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social em conjunto com Conselho Municipal de Assistência Social promovem a VI Conferência de Assistência Social. O evento será uma oportunidade de debates, estudos e deliberações dos segmentos da sociedade civil e poder público municipal com a finalidade de avaliar avanços, tomar consciência dos obstáculos existentes e propor diretrizes para construção de políticas públicas que norteiam os investimentos na proteção, apoio e acolhimento aos usuários dos serviços socioassistenciais. O tema principal da Conferência é ‘Pacto Republicano no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) rumo a 2026’, com o subtema ‘O SUAS que temos e o SUAS que queremos’.

A Conferência ocorre no dia 23 de julho, das 7h30 às 18h, na Conferência Nossa Senhora do Carmo, Avenida Filinto Muller, s/nº, em frente a Igreja Católica Matriz.

“A Conferência é um espaço de debate coletivo, onde governo e sociedade civil organizada têm a oportunidade de participar, discutir e avaliar a política pública da assistência social. Espaço democrático onde os segmentos sociais participam da gestão pública. A finalidade  é definir prioridades e ações que serão definidas e desencadeadas para os próximos anos na Pasta da Assistência”, explicou a secretária de Assistência Social,  Kathe Maria Martins.

A secretária disse ainda que a Conferência Municipal visa analisar, avaliar e deliberar sobre as diretrizes do financiamento e da gestão com vistas ao aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Este é um momento oportuno para a população identificar o caminho que a Assistência Social vai definir como políticas públicas, discutir avanços e desafios, tendo em vista a construção constante do Sistema Único da Assistência”, concluiu Kathe Maria.

O evento está delineado para as discussões acontecerem em cinco eixos e com objetivos específicos.  Eixo 1 –  dignidade humana e justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo; eixo 2 –  participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS; eixo 3 –  primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS público, universal, republicano e federativo; eixo 4  – qualificação do trabalho no  SUAS na consolidação do pacto federativo e eixo 5 –  assistência social é direito no âmbito do pacto federativo.

premium

Ler Anterior

14/07/2015 – Primeiro dia de Mutirão Fiscal supera expectativas

Leia em seguida

14/07/2015 – Presidente do TJMT anuncia concurso para servidores

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *