Noventa e seis casos de microcefalia em investigação

12/08/2016 – Em uma semana, foram notificados 10 novos casos de microcefalia no Estado, totalizando 272 diagnósticos até 6 agosto. Noventa e seis permanecem em investigação de acordo com as definições do protocolo de vigilância da Secretaria de Estado de Saúde.

Os casos notificados estão distribuídos em 47 municípios e a maioria em Rondonópolis (92), Cáceres (55) e Cuiabá (37). Já foram descartados para microcefalia 131 casos em 23 municípios, após a reavaliação clinica, de exames de imagens e do perímetro cefálico, contatando que estavam dentro da normalidade e sem alterações do Sistema Nervoso Central (SNC).

Do total, apenas 45 dos casos foram confirmados com microcefalia e/ou alterações do SNC, destes, 39 foram por exame de imagem detectando alteração típica em 12 municípios (Cáceres, Claudia, Comodoro, Cuiabá, Juara, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis, São José do Povo, Sapezal, Sorriso, Tapurah e Várzea Grande), seis por amostra positiva de vírus zika nos municípios de Cuiabá e Primavera do Leste.

A orientação é que os municípios continuem a investigação conforme o protocolo de vigilância, para confirmação ou descarte dos casos, contribuindo com informações precisas necessárias ao acompanhamento dos casos pela atenção à saúde.

Do total de casos notificados, 18 evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Comparado com a semana anterior, não houve aumento de caso notificado de óbito. Os quatro óbitos descartados estão de acordo com as definições do protocolo de vigilância, sendo três:  (Guarantã do Norte e Mirasol d´Oeste) por serem casos notificados onde não foi possível investigação laboratorial, ou seja, foram notificados através da busca retrospectiva nos prontuários médicos, e um caso de Cuiabá por apresentar amostra negativa para o vírus zika. Os demais estão aguardando resultados de exames para classificação do caso.

premium

Ler Anterior

Mais uma etapa das reformas do parque Mãe Bonifácia é entregue

Leia em seguida

Servidores devem apresentar registro de candidatura até dia 20

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *