O Poder Judiciário de Mato Grosso inaugura na próxima segunda-feira (23 de março), às 10h, as novas instalações do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania de Várzea Grande (Cejusc-VG). Com a nova estrutura, que passará a funcionar no Fórum da Comarca da cidade, a intenção é aumentar o número atendimentos à população e realizar de forma mais adequada as audiências e mutirões.
Para o juiz coordenador do Centro, Luis Otávio Pereira Marques, o principal objetivo do Centro é propagar o espírito conciliatório a fim de evitar o ajuizamento de ações. “A conciliação e a mediação são mecanismos para pacificação. Com essa nova estrutura poderemos desenvolver mais ações, como mutirões junto à iniciativa privada”, explicou.
Um dos grandes parceiros do Cejusc/VG, o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) havia cedido uma sala provisória para os atendimentos da antiga estrutura e onde ainda continuará funcionando, mas como uma câmara para atendimentos.
O Cejusc já realizou 121 atendimentos pré-processuais. Em sua maioria os conciliadores dessas audiências foram professores do Univag.
A nova estrutura do Centro contará com conciliadores, servidores, estagiários e assessores, que conduzirão as audiências.
Além dos atendimentos realizados já foram feitos onze mutirões desde a instalação, em 2003. Dentre eles a negociação de dívidas do Banco Itaú, quatro sobre o pagamento do seguro DPVAT às vítimas de acidentes, um com o Departamento de Água e Esgoto (DAE) e também sobre a quitação de débitos com alvarás, ISSQN e IPTU.
O Centro de Solução de Conflitos e Cidadania de Várzea Grande está localizado no Fórum, na Avenida Castelo Branco, sem número, bairro Água Limpa.FONTE TJMT