> Juvam realiza limpeza do córrego Arareau no dia 16

O Juizado Volante Ambiental (Juvam) da Comarca de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) realiza no próximo domingo (16 de julho) o mutirão de limpeza do Córrego Arareau. A concentração das equipes será a partir das 6h30, no Cais do Porto. A ação faz parte da 3ª etapa do Projeto “O Rio é Nosso”, promovido em parceria com o Ministério Público Estadual.

O projeto tem como finalidade revitalizar o córrego por meio do recolhimento de resíduos sólidos, bem como orientar a comunidade acerca da necessidade de preservar o meio ambiente para a manutenção da saúde coletiva.

A programação começará com um café da manhã que será servido para os voluntários do mutirão. Na sequência serão divididas as equipes que vão ficar responsáveis por nove trechos de limpeza.

A mobilização vai abranger cerca 500 pessoas de diversas entidades de classes, órgãos públicos, iniciativa privada, Ongs de proteção animal e ambiental, universitários, entre outros. Para identificar e proteger os participantes do mutirão, todos vão receber camisetas e kits de limpeza contendo luvas e sacos de lixo.

A limpeza será executada no leito e margens do córrego. Cada trecho contará com apoio de dois barcos e dois piloteiros que farão a coleta dos resíduos para que a equipe responsável pelo trecho os recolha e deposite nas caçambas fixadas à beira do córrego. Todo o material recolhido durante a ação será levado por caminhões para o aterro sanitário do município. Confira AQUI os trechos que serão limpos.

Esta etapa dá continuidade às atividades desenvolvidas nos mutirões de julho e novembro de 2015. Nas duas ações foram retiradas mais de 600 toneladas de lixo das barragens e do leito do ribeirão Arareau.

Paralelo ao mutirão será realizado no semáforo da Avenida Fernando Correa da Costa o Pit Stop educativo “Não Polua o Rio”, com a participação de universitários e estudantes da rede estadual de ensino. Na ocasião, ainda será divulgado o programa educacional “Agente Ambiental Mirim” da Polícia Militar de Proteção Ambiental, que alerta sobre a importância de se preservar o meio ambiente e não poluir os rios.

Também dão apoio ao evento a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro 18º GAC, Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil.

Por Viviane Moura

premium

Ler Anterior

Atenção futuros candidatos: 55ª Zona Eleitoral de Cuiabá promove reuniões para orientar sobre registro de candidaturas

Leia em seguida

> Juiz eleitoral agrupa seções eleitorais de Cuiabá e Acorizal

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *