• 6 de março de 2021

Judiciário de MT divulga ações pela Paz em Casa

16/02/2015 – A campanha nacional Justiça pela Paz em Casa está a todo vapor em Mato Grosso. À frente da iniciativa no Estado, a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) está planejando dezenas de ações tanto para a semana de 09 a 13 de março quanto para o decorrer do ano. “Há um interesse por parte dos Tribunais de Justiça de todo o país para que a campanha se estenda”, revela a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que coordena os trabalhos no Estado.

As principais atividades já definidas para Mato Grosso são:
• Priorizar julgamento de casos de violência doméstica nas varas criminais, juizados especializados e Tribunais do Júri;
• Realizar audiências de instrução nos crimes dolosos contra a vida;
• Otimizar o uso de tornozeleiras eletrônicas com botão do pânico em agressores e vítimas, respectivamente;
• Promover palestras de conscientização;
• Melhorar o atendimento nas delegacias;
• Ampliar o número de varas de combate à violência contra a mulher.

De acordo com Maria Aparecida, o diferencial dessa campanha é a abordagem do tema. “Falamos em paz, e não em violência. Evitamos focar na punição, pois queremos promover a paz, resgatar a paz nas famílias. Isso certamente vai nos trazer uma reflexão maior sobre o que precisamos fazer para melhorar essa realidade”, enfatiza. A desembargadora acrescenta ainda que essa visão mais humana do problema é o que mais tem motivado o judiciário. “A ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), plantou uma semente que está germinando cada dia mais”, finaliza.

Assessoria de Comunicação CGJ-MT

premium

Ler Anterior

Orientações para crianças e adultos no Carnaval

Leia em seguida

Comissão sobre Drogas do TJ e Executivo se reúne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *