ista tríplice para procurador geral é entregue a Taques

05/01/2015 – A lista tríplice com os candidatos ao comando da Procuradoria Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT)foi encaminhada na sexta-feira (2) ao governador Pedro Taques (PDT), no Palácio Paiaguás.

O documento foi entregue pelo procurador-geral de Justiça adjunto, Hélio Fredolino Faust; presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), Miguel Slhessarenko Júnior; e pela presidente da comissão eleitoral, procuradora de Justiça Valéria Perassoli Bertholdi.

O goovernador, por força do dispositivo legal, terá 15 dias para nomear o novo procurador-geral de Justiça, que irá comandar a instituição no biênio 2015/2017.

A posse está prevista para a primeira quinzena de março. Constitucionalmente, é prerrogativa do governador do Estado a escolha de um dos três nomes mais votados pelos membros do Ministério Público.

Na eleição realizada em 10 dezembro de 2014, o atual procurador-geral Paulo Prado, candidato à reeleição, ficou em primeiro lugar na lista tríplice, com 147 votos entre os 213 votantes.

Em seguida, aparecem o promotor Vinícius Gahyva e o procurador Edmilson da Costa Pereira, com 68 e 66 votos, respectivamente.

A lista tríplice foi constituída mediante votação obrigatória de todos os membros ativos da instituição, que puderam optar por até três nomes.

A comissão eleitoral responsável pelo andamento da eleição foi indicada pelo Colégio de Procuradores, presidida por um procurador de Justiça e composta por dois promotores de entrância final.

Para concorrer ao cargo de PGJ, é necessário que o membro do Ministério Público tenha, no mínimo, dez anos de carreira e 35 anos de idade.

premium

Ler Anterior

IFMT: As matrículas para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ocorrem nos dias 05, 06 e 07 de Janeiro de 2015

Leia em seguida

“Em ações de seguro, juízes ignoram códigos para atender a questão social”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *