Gestão compartilhada da Saúde Bucal restruturou 17 unidades para população

26/07/2016 – A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea com base na Política Municipal  e normativas do Sistema Único de Saúde (SUS) reestruturou a Rede de Serviços  de Saúde Bucal na integração com a  Política Nacional que visa na prática  uma gestão compartilhada entre Município, trabalhadores e usuários. A secretaria retomou o  atendimento odontológico à população em 15 unidades de saúde, já incluindo a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Ipase que foi inaugurada na semana passada, e na primeira quinzena de agosto mais duas unidades terão o serviço, totalizando 17 unidades.

A coordenadora de Saúde Bucal de Várzea Grande,  Andrea Vrech Coelho, explica que a proposta de reestruturação da política de saúde bucal do Município foi aprovada em junho deste ano pelo Plenário do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande. “As unidades passam de fato a ofertar serviços odontológicos.Duas unidades que também estavam sem atender pacientes há cerca de três anos estão finalizando pequenos detalhes para voltar a atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam de tratamento bucal, nas suas comunidades. Para isso, foi necessário aquisição de equipamentos, alguns móveis, cadeiras, reparos em algumas unidades e remanejamento de pessoal.

A reestruturação da rede de serviços de Saúde Bucal está acordada com a  Resolução Nº 03/2016 homologada pelo secretário de saúde, Luiz Soares, respeitando os  princípios e diretrizes norteadores do Sistema Único de Saúde. “A prestação de assistência odontológica integral será a todas as pessoas residentes no Município, sem qualquer espécie de discriminação. Serão adotadas ações de atenção à saúde bucal que objetivem a promoção da saúde e a prevenção de doenças”,explicou a coordenadora .

Também foi publicado o Decreto Municipal nº 50 de  4 de julho de 2016. O documento destaca que o sistema de saúde bucal de Várzea Grande deve estruturar a rede assistencial de forma a abranger ações que respondam à demanda organizadamente com intervenções clínicas curativas, de cunho individual ou coletivo, ofertadas de maneira a impactar os principais problemas de saúde bucal da população.

Ainda conforme Andreia,os pacientes que procuram as unidades já estão sendo atendidos. “Nas policlínicas, centros de saúde e PSFs são realizados serviços e procedimentos de restauração, limpeza, extração (quando for necessário), raspagem (tratamento de periodontia). “É uma política de gestão em consonância com a Política Nacional de Saúde. Ela vai estar volta para a prevenção, mas não vamos deixar de lado nenhum curativo e nem reparação de danos porque nós temos uma dívida histórica com a população que ficou desassistida por muito tempo” esclarece.

“A odontologia estava parada há três anos, por falta de insumos  e  sem compra de material .Na atual Gestão, a realidade  mudou e  recomeçou  o atendimento.Com uma  gestão bem compartilhada, tudo construído junto com o Município, com os funcionários e a população usuária dos serviços. As pessoas precisam entender que tem esse direito de saber, que elas têm uma política de saúde bucal e isso impacta na vida delas..Agora com o funcionamento da  UPA do Ipase, que é um novo serviço de  atendimento 24 horas, com profissional  a disposição, os usuários do SUS serão atendidos em situações  de emergência. Está previsto a abertura de mais  um serviço novo de odontologia no SAE/CTA”, explica a coordenadora.

Confira os locais que oferecem atendimento odontológico:

1 -Centro de Saúde Água Limpa – Rua Eduardo Gomes nº 367 – Água Limpa

2- Centro de Saúde Cohab Cristo Rei – Av. Principal S/Nº – Cristo Rei

3- Centro de Saúde Jardim Imperial – Av. Z, S/Nº – Jardim Imperial

4 – Policlínica Cristo Rei – AV. Dom Orlando Chaves S/Nº

5 -Policlínica Miguel Baracat – 24 de Dezembro  – Av. Principal da Praia Grande  S/Nº – 24 de Dezembro

6 – Policlínica Dr. Moacyr de Lannes – Rua da Harmonia S/Nº Jardim Glória II

7 – Policlínica Dr. Lucilo Macedo de Freitas  – Av. Cel Julião de Brito S/Nº – Parque do Lago-

8 – Policlínica Dra. Arminda Guimarães Sato – Marajoara Rua Governador José Malet, esquina com a Rua 14 – Jd. Itororó

9 -PSF Unipark – Manoel Bernando de Barros – AV. 31 de Março S/Nº

10 -PSF Vila Arthur – Maria Galdina da Silva – Av. 7 de Setembro S/Nº  Quadra 26 – Lote 9-  Vila Arthur

11 – PSF Jardim União – Rua G. Quadra 39- bairro Hélio Ponce de Arruda

12 – PSF Manaíra – AV. Principal esquina com a Rua 12, S/Nº

13- CREAS – Centro de Referência Estadual de Assistência Social – Av. Castela Branco

14 – Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande – Av. Alzira Santana

15 – Unidade de Pronto-Atendimento Upa do Ipase – Rua Presidente Prudente de Morais com a Rua Guararapes (Atrás do Detran/VG).

Unidades que vão oferecer os serviços até a 1ª quinzenas de agosto

*PSF  Capão Grande – Av. Principal, S/Nº

 

*Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia – Rua 17, S/Nº – Cohab Nossa Sra. Da Guia

Redação JA

premium

Ler Anterior

Advogados de Cuiabá recebem treinamento sobre PJe

Leia em seguida

LEI DO TRABALHO: Reforma trabalhista será apresentada pelo governo Temer

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *