> Eficiência, conhecimento técnico e sintonia movem o Cartório do 2º Ofício de Jaciara

Você conhece um cartório que presta serviços de qualidade aos usuários desde o ano de 1955? Não? Então o projeto “Conheça os Cartórios de Protesto de Mato Grosso” tem a honra de apresentar a você o Cartório do 2º Ofício de Jaciara, que tem como administrador o tabelião Marcelo Farias Machado, que também é vice-presidente do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT).

Formado em Direito e pós-graduado em Direito Notarial e Registral, Marcelo Machado está à frente do Cartório do 2º Ofício de Jaciara desde 16/05/2007 e vem desenvolvendo trabalhos e ações eficientes, sempre buscando a melhoria dos atendimentos. “Oferecemos à população tabelionatos de notas e de protestos, e registro civil das pessoas naturais e jurídicas. Conto com uma equipe fantástica, composta por 12 excelentes profissionais, responsáveis por atender cerca de 2,5 mil usuários todos os meses. Eles são essenciais e é devido ao trabalho de cada um que conseguimos conquistar diversos prêmios”, informou.

Prêmios

Conforme o tabelião de protesto, o Cartório do 2º Ofício foi reconhecido nas Categorias Ouro (2015) e Prata (2014) dos Prêmios de Qualidade Total Anoreg (PQTA), bem como na Categoria Ouro (2015) no Programa Inspire Qualidade nos Serviços Notariais e Registrais de Mato Grosso (PIQMT).

“Prestar serviços notariais e registrais com qualidade, respeito, segurança e eficácia plena, mantendo um crescimento e aperfeiçoamento da qualidade dos nossos serviços e dos nossos colaboradores é a nossa missão. A melhora na prestação dos nossos serviços vem em nosso benefício. Além de a população sair beneficiada, o reconhecimento acaba melhorando nossa imagem. Sempre falo isso aos meus colaboradores. O usuário de nossos serviços merece um atendimento eficiente e um serviço prestado com excelência. Todos eles vêm à nossa procura para garantir segurança jurídica aos atos negociais de que é parte. Devemos atuar visando evitar litígios futuros. O conhecimento técnico e a sintonia da equipe são muito importantes para a prestação de nossos serviços”, exaltou Marcelo Machado.

Ele ressaltou que o protesto de títulos de forma eletrônica vem sendo realizado pelo Cartório do 2º Ofício de Jaciara desde a implantação da Central de Remessa de Arquivos (CRA-MT) e que a ferramenta “é o meio mais eficaz para o recebimento do crédito pelo credor, pois garante agilidade, eficiência e segurança no procedimento”.

Ações Sociais

O Cartório do 2º Ofício de Jaciara também atua em projetos sociais. Exemplo foi o “Mutirão da Regularização Fundiária” realizado em agosto de 2015 em parceria com o Cartório do 1º Ofício, da Prefeitura, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. “Atendemos famílias que residem em loteamentos populares, as quais obtiveram a regularização de seus imóveis, ocasionando a valorização imobiliária e possibilitando a obtenção de crédito com garantia real junto à rede bancária oficial. Durante o evento entregamos 145 títulos definitivos de propriedade aos cidadãos que antes possuíam apenas o documento que dava o direito de uso do Residencial Elias Domingos”, frisou Marcelo Machado.

Em 2015, a colaboradora Thabita Ribeiro Barbosa Cavalcante Prazeres, com aprovação do tabelião titular, Marcelo Farias Machado, criou a Campanha “Doe Brinquedo para o Dia das Crianças”, a qual serviu de exemplo para outras serventias do Estado e foi levada ao conhecimento da Corregedoria-Geral da Justiça, órgão que fiscaliza os serviços extrajudiciais.

O 2º Ofício de Jaciara também desenvolve permanentemente a Campanha “Menos Papel, Mais Árvores”, cujo objetivo é evitar a produção de resíduos e a derrubada de árvores. “Ao adotar esta prática, nós também ajudaremos a economizar água, reduzir o lixo, desenvolver hábitos mais sustentáveis, além de ser uma forma de economia para a serventia e para o planeta”, enfatizou Marcelo Machado.

Segundo o tabelião de protesto, as ações consistem em conferir os textos antes de imprimir, evitando correções desnecessárias; imprimir e copiar frente e verso; salvar documentos em arquivos virtuais; lembretes nas mensagens de e-mail, para que elas só sejam impressas em caso de extrema necessidade; utilização de malote digital (troca de correspondência por via digital melhora a comunicação entre cartórios e tribunais e permite maior celeridade e eficiência ao andamento dos processos, assim como aumenta a segurança ao tráfego das informações oficiais); dentre outras.

Além disso, há, ainda, as Campanhas Voto Limpo e Outubro Rosa. A primeira consiste em apresentar a cada cidadão quatro importantes passos durante e após as eleições: 1) nunca venda seu voto, pois ele vale muito; 2) perceba se o candidato está falando o que você quer ouvir só para te agradar e conquistar o seu voto ou se o que ele promete é possível de ser realizado para o bem estar da comunidade; 3) vote com consciência e escolha bem seus candidatos, lembrando-se que o seu voto faz toda a diferença e que no futuro você colherá os frutos quando descobrir que fez uma boa escolha; e 4) seja esperto, seja um cidadão informado! Saiba que vereadores, deputados e senadores são eleitos para pensar novas leis e melhorar as já existentes em benefício do povo. E prefeitos, govenadores e o presidente têm que usar o dinheiro dos impostos para realizarem políticas públicas. Acompanhe os trabalhos dos candidatos eleitos.

Já o Outubro Rosa foi marcado por mobilização que aconteceu em todo o mundo a favor da mulher, por ser o mês internacional da luta contra o câncer de mama. Nesse mês, o 2º Ofício elaborou uma cartilha digital com breves informações acerca da doença, sintomas e opções de tratamento.

Equipe

Atualmente, 12 colaboradores formam a equipe de trabalho. São eles: Ana Karoline Wust (escrevente); Cristina de Castro Malta Lima dos Santos (auxiliar de cartório); Deirce Dias dos Santos (auxiliar de serviços gerais); Edemilson de Oliveira Machado (substituto); Eroni Farias Machado (auxiliar de cartório); Jaqueline Bastos Nogueira (escrevente autorizada); Juslei Rodrigues da Silva (escrevente); Leidiane Dutra Fucuta (escrevente autorizada); Luiz Henrique Calou Filho (auxiliar de cartório); Luzia Alves da Silva Gonçalves Mendes (escrevente autorizada); Tatiana Araújo da Silva (escrevente autorizada); e Thabita Ribeiro Barbosa Cavalcante Prazeres (escrevente).

Localização

O Cartório do 2º Ofício de Jaciara está situado na Rua Guaicurus, nº 990, Centro, e o expediente é de segunda a sexta-feira. Para obter informações sobre os serviços prestados, entre em contato pelos telefones (66) 3461-5499/4499.

Assessoria de Imprensa IEPTB-MT

premium

Ler Anterior

29/03/2016- Assembleia Legislativa lança Operação de combate ao Aedes aegypti

Leia em seguida

29/03/2016 – 29/03/2016- Emenda parlamentar: UNEMAT de Pontes e Lacerda receberá novo bloco a pedido do corpo docente e funcionarios

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *