• 21 de abril de 2021

> Consciência ecológica: IEPTB-MT fará compensação de carbono gasto em Convergência 2015

O Instituto de Estudos de Protesto do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT), na condição de anfitrião da XIII Convergência 2015 traz uma inovação: este ano fará a compensação do carbono gasto com a realização do evento por meio do plantio de árvores. É uma iniciativa inédita e demonstra preocupação por parte da diretoria com o meio ambiente. “Nós compraremos créditos de carbono para compensar o fato de que durante três dias estaremos consumindo muito energia, ar condicionado, água, copos descartáveis e outros”, explicou a presidente do IEPTB-MT, Velenice Dias de Almeida e Lima.

 

Uma empresa especializada foi contratada para fazer o cálculo do consumo de carbono e gazes de efeito estufa e por essa iniciativa a XIII Convergência 2015 terá o “Selo Neutro de Carbono” do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (www.ibdn.org.br).

 

Esse cálculo é feito através de formulários que identificam o consumo, bem como a quantidade de árvores que serão necessárias para compensar todo o carbono gasto. Essa identificação considera itens como consumo de combustíveis, inclusive o aéreo dos envolvidos no evento, de papel; de água e energia elétrica; emissão de resíduos sólidos recicláveis e não recicláveis e orgânicos e emissão de esgoto.

 

O que é neutralização de carbono

 

É uma ação voluntária de pessoas ou empresas para minimizar seus impactos no meio ambiente e compensar a emissão de gases de efeito estufa emitidos através da ação humana. O software para calcular a emissão de carbono foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e afere quantas árvores devem ser plantadas para compensar o carbono emitido naquele processo. O IBDN, assim, realiza o plantio em áreas degradadas e emite um certificado com dados em GPS da localização das mudas, cujo local pode ser visitado. As pessoas ou empresas também podem solicitar relatórios do plantio com dados, mapas, fotos e outros.

 

Programação

 

A XIII Convergência será realizada pelo IEPTB-MT nos dias 23 a 25 de setembro com o tema “Desafios e perspectivas do Protesto e nível nacional”. O evento é voltado para tabeliães, colaboradores das serventias e profissionais do direito de todo o país. Será oferecido workshop sobre qualificação de títulos e documentos de dívida voltado para as serventias, além das palestras com renomados juristas e especialistas.

 

Serão palestrantes o comentarista do programa Conta Corrente da Globo News e colunista do Jornal Folha de São Paulo, Samy Dana; o tabelião de protesto de Campinas (SP) e mestre em Direito Comercial, Reinaldo Velloso dos Santos; o advogado e colaborador do texto do novo Código de Processo Civil, Welder Queiroz dos Santos; o procurador da república Alisson Nelicio Cirilo Campos, do Ministério Público Federal e membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público; o tabelião Cláudio Freire Marçal; a presidente da Anoreg-MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco; representantes da Febraban e a gestora da C.R.A Nacional, Cida Rosa. O encontro terá o renomado professor Luis Carlos Marins para finalizar o evento.

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site:www.convergenciamt2015.com.br.

 

Confira aqui a programação completa.

http://www.convergenciamt2015.com.br/index.php/programacao

premium

Ler Anterior

06/08/2015 – Cáceres recebe VII Jornada de Estudos dias 7 e 8

Leia em seguida

> OAB Tangará promove curso de “Formação de preços e gestão financeira na advocacia”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *