Circulação destaca história da Subseção e da Comarca em Lucas do Rio Verde

Em meio a recortes de jornais e atas históricas, advogados de Lucas do Rio Verde rememoraram parte da história da 21ª Subseção da OAB e da Comarca em Lucas do Rio Verde durante a abertura da circulação do OABMT 80 anos no município, nesta terça-feira (10 de março). Parte da intensa programação de atividades do projeto, a exposição histórica destacou a atuação da advocacia em importantes conquistas do país, de Mato Grosso e de Lucas do Rio Verde.

“Quando nós voltamos nossos olhos para a história, nós vemos que a OAB tem um papel muito importante para a sociedade. Além de defender a classe de advogadas e advogados, que são indispensáveis à administração da Justiça, nós temos várias ações que a OAB atuou em defesa da sociedade”, salienta a vice-presidente da OABMT, Claudia Aquino, também coordenadora do Comitê Gestor do OABMT 80 anos.

Organizada pelo historiador Maurim Rodrigues, a exposição de documentos históricos resgata fatos marcantes da trajetória da Ordem em todo o país e, em cada edição da Circulação, é complementada com materiais da Subseção anfitriã.

Em Lucas do Rio Verde, conforme lembraram os advogados Adelar Comiran, que integrou a Comissão Provisória de Instalação da Subseção, e Valdir Miquelin, ex-presidente, a atuação da instituição foi primordial para conquistas importantes da Comarca. “Foi graças à participação e atuação da OAB e das diretorias que passaram que foi criada a Comarca, depois elevada para segunda entrância, e depois para terceira entrância, foi trazida a Justiça do Trabalho para Lucas, e a gente vê que cada dia são alcançadas novas conquistas para a classe e para a sociedade”, lembra Comiran. “A história da Subseção de Lucas do Rio Verde se confunde com a história da Comarca e também com a da cidade. A OAB esteve sempre presente em todas as conquistas da Comarca e da Vara do Trabalho”, completa Miquelin.

O presidente da 21ª Subseção da OAB Lucas do Rio Verde, Abel Sguarezi, falou do orgulho que sente. “Este resgate histórico lançado na atual gestão da Seccional traz para o advogado aquele sentimento de pertencer e de ter passado por todas as lutas que culminaram no Estado Democrático que hoje a gente vive. E também aqui em Lucas nos orgulha muito toda a luta dos gestores que passaram. Praticamente em todas as instituições, associações, tudo isso que gerou este belo município, você lê as atas e vai ver que sempre teve a participação de um advogado”, destaca.

A Circulação

Lucas do Rio Verde sedia a 20ª edição da circulação do OABMT 80 anos, que acontece mensalmente em uma subseção do estado com o objetivo de aproximar a advocacia da sociedade. Nesta quarta-feira (11), a programação prevê atividades com alunos das escolas públicas e acadêmicos de Direito da Faculdade La Salle, além de uma plenária do projeto OAB Mulher. Na quinta-feira (12), a programação continua com o OAB Cidadania, mutirão de serviços que será realizado na Praça da Bíblia, no bairro Jardim Imperial, e atividades voltadas à classe jurídica.

Fonte: Assessoria OAB Lucas do Rio Verde

premium

Ler Anterior

Ribeirinho Cidadão leva cidadania a 5 mil pessoas

Leia em seguida

Alto Garças abre exame seletivo para estagiário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *