CGJ mobiliza juízes para Semana da Adoção

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), por meio da Comissão Estadual Judiciário de Adoção (Ceja), promove de 24 a 29 de maio a Semana Estadual da Adoção em Mato Grosso. O principal objetivo da campanha este ano é sentenciar e instruir as ações distribuídas até 31/12/2013 e que se enquadram na ‘Meta 2 – Julgar processos mais antigos’ do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para isso, a corregedora-geral da Justiça e presidente da Ceja, desembargadora Maria Erotides Kneip, está conclamando os magistrados a participarem ativamente da campanha. Os juízes que atuam nas Varas de Infância devem promover o evento nas comarcas, realizar ações que envolvam a comunidade e impulsionar os feitos referentes à adoção como, por exemplo, proferir sentenças em processos aptos para isso.

Este ano, o tema da campanha será ‘Adoção sem Preconceitos’. “Vamos agilizar o trâmite da adoção visando expedir o máximo de sentenças possível”, garante Maria Erotides Kneip. Atualmente há 777 crianças abrigadas em Mato Grosso e 68 aptas a serem adotadas. Contudo, são 804 famílias pretendentes à adoção. Esse desencontro entre crianças aptas para adoção e pais pretendentes ocorre por conta do perfil desejado. Grande parte das crianças é maior de 10 anos e muitas são portadoras de necessidades especiais.

“Precisamos conscientizar os pretendentes à adoção de que eles podem transformar o sonho em realidade se conseguirem enxergar possibilidades diferentes do que idealizaram”, defende a secretária-geral da Ceja, Elaine Zorgetti. Ela explica que em breve será divulgada a programação do evento que tem como público-alvo a sociedade em geral, magistrados, equipes técnicas envolvidas na causa, gestores judiciários, Ministério Público e Defensoria Pública.

premium

Ler Anterior

Advogado profere palestra em escola de Diamantino

Leia em seguida

A Comissão Parlamentar de Inquérito à luz do Sistema Constitucional de 1988

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *