• 18 de abril de 2021

> Centro Integrado da Mulher oferece exame de diagnóstico do Câncer de Colo de Útero

O Centro Integrado da Mulher (CIM) da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realiza a partir de hoje, quarta-feira (23), no período matutino, Exames de Colposcopia que serve para detectar de forma precoce o câncer de colo de útero. Por meio de um colposcópio (aparelho semelhante a um microscópio) é possível visualizar diretamente a área afetada. O agendamento para a consulta com o médico especializado deve ser feito de segunda à sexta-feira, das 08 às 17 horas. As consultas serão marcadas para todas as quartas-feiras período matutino.

A colposcopia serve para detectar lesões cancerosas ou pré-cancerosas na vulva, vagina e, principalmente, no colo de útero e direcionar as biópsias dos locais suspeitos. “O Centro Integrado da Mulher realiza esses exames mediante encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde do município. Essa investigação se baseia em exames ginecológicos preventivos (CCO’s) que tiveram os resultados alterados”, explicou a gerente do Centro Integrado da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Paula Morena.

Paula Morena disse que o exame é simples e dura de dez a vinte minutos. A paciente deve abster-se de relações sexuais nas 48 horas que precedem o exame, não usar nenhum creme vaginal antes do procedimento e estar fora do período menstrual.

A colposcopia é parecida com o exame ginecológico comum. Enquanto que no exame ginecológico comum o médico examina diretamente e a olho nu o colo do útero. Já na colposcopia o médico pincela na superfície dos tecidos um líquido que ressalta as lesões e examina através do colposcópio, a uns trinta centímetros de distância. “O exame colposcópico não dói e a paciente apenas pode ter um ligeiro incômodo, causado pela colocação do espéculo vaginal e pelo líquido aplicado”, completou Paula.

As imagens podem ser visualizadas em um monitor que amplia o que está sendo avaliado. Caso seja detectada alguma área anormal ou suspeita de ser cancerígena ou pré-cancerígena, o material é colhido para biópsia.

O Centro Integrado da Mulher fica no Complexo de Saúde, conhecido como Postão oferece inúmeros atendimentos dentro do Programa de Planejamento Familiar. A Gerente, Paula Morena informou ainda que dentro do Programa Planejamento Familiar, são ofertados métodos contraceptivos, tais como Laqueadura e Vasectomia.

premium

Ler Anterior

> INSUMO : Cuidados com o transporte e armazenagem podem evitar a diminuição da qualidade das sementes

Leia em seguida

23/09/2015 – Participação : Advogados devem encaminhar relação de processos para mutirão Dpvat de outubro até o dia 2

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *