O Centro de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Jaciara (144 km ao sul de Cuiabá) conciliou um processo de execução de quantia certa que tramitava na justiça há mais de 15 anos. A reunião ocorreu na última quinta-feira (16 de abril).
O que motivou a ação judicial impetrada no ano de 1999 por uma das partes foi o não cumprimento do contrato de compra e venda de produtos agrícolas (colheita de cana da safra de 1996, 1997 e 1998). Houve uma audiência de conciliação, no ano de 2006, porém as partes não chegaram a um acordo, fazendo com que o imbróglio perdurasse até os dias atuais.
O acordo surgiu após sessão de conciliação e mediação, o que, para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), é muito positivo, já que o Judiciário vem desenvolvendo ações no sentido de promover, sempre que possível, a solução consensual dos litígios, por meio de conciliação e mediação.
Os advogados de ambas as partes envolvidas no processo elogiaram a atuação do Cejusc, dizendo que a conciliação é uma forma dos resultados aparecerem rapidamente. “Como exemplo temos o processo por nós patrocinado, onde com apenas uma sessão e com o auxilio de uma mediadora capacitada, as partes conciliaram e saíram satisfeitas com o resultado. Só temos a agradecer ao excelente trabalho do Centro de Soluções de Conflitos e Cidadania de Jaciara, que tem conseguindo muitos acordos, colaborando assim com a pacificação social, que entendemos ser objetivo de todos’’.FONTE TJMT