Cartão vermelho para Cunha. Vencemos!

 

14/09/2016 – Queridos amigos da Avaaz no Brasil,

Nós conseguimos!!! Noite passada, após meses de uma campanha incansável, a esmagadora maioria da Câmara votou por cassar Eduardo Cunha. E nossa querida comunidade desempenhou um papel essencial para isso acontecer:
“Eu queria mandar um abraço grande para todo mundo que assinou a petição da Avaaz, que foi uma petição decisiva pra esse resultado que a gente alcançou aqui na Casa também.” – Líder da Rede na Câmara

Há apenas alguns meses, Cunha parecia mais forte do que nunca. Muita gente nos dizia que ele era muito poderoso e que nossa campanha estava fadada ao fracasso. Mas juntos, lutando insistentemente a cada capítulo dessa novela, de forma determinada e estratégica, nós derrotamos o pessimismo.

Em resumo, isso foi o que fizemos:

ABRIL – Depois de apenas 4 dias, 1.3 milhão de nós havíamos nos juntado à campanha pela cassação de Cunha. Estávamos prontos para levar essas vozes a Brasília e conseguir colocar Cunha no centro das atenções.

Delivery Cunha

A equipe da Avaaz entrega nossa mensagem para membros do Conselho de Ética da Câmara. Um deputado a favor de Cunha tenta boicotar o evento, mas seu comportamento agressivo tem o efeito contrário: nossa campanha vai parar em diversos veículos da imprensa brasileira, entre eles o Jornal Nacional, Valor, Estadão, Folha de S. Paulo, e muitos outros.

Cunha Stunt

JUNHO – Dezenas de milhares de membros da Avaaz fazem um mutirão para enviar mensagens a deputados-chave e membros do PMDB, partido de Cunha, antes da votação crucial no Conselho de Ética. Junto às mensagens, a Avaaz realiza um protesto bem-humorado em Brasília para atrair a atenção pública e um “telefonaço” para deputados que foram essenciais para salvarmos a democracia e não pouparmos Cunha.

Cunha Stunt

Em paralelo, a Avaaz lança a “PROCURADOS”, uma campanha com cartazes estampando os rostos dos 11 membros do Conselho de Ética que ainda estavam protegendo Cunha. A ação é bem-sucedida nas redes sociais, o que coloca ainda mais pressão sobre a Câmara.

Cunha Stunt

JUNHO – Um dos alvos dessa campanha, Wladimir Costa, muda de opinião e vota a favor da cassação. A atenção se volta a Tia Eron, que finalmente anuncia seu voto contra Cunha.Ganhamos no Conselho de Ética!!!

JULHO – Enfrentando rejeição crescente, tanto da opinião pública quanto de seus colegas,Cunha renuncia.

Cunha Stunt

SETEMBRO – Dias antes da votação em plenário na Câmara, paira o medo de que não haverá presença suficiente. Milhares de membros da Avaaz enchem de mensagens os perfis de Facebook de políticos influentes, pressionando para que eles convençam seus partidos a comparecer e votar pela cassação.

Respondendo a um desses comentários feitos por membros da Avaaz, Celso Russomano postou o seguinte:
“Maria tive acesso a todas as provas do processo da Conselho de Ética, pois, na condição de líder, fui eu quem indiquei o primeiro relator, o deputado Fausto Pinato. Com este acesso a todos os documentos, ficou provada a quebra do decoro parlamentar. Por isso tenho convicção do meu voto a favor da perda do mandato. Abraços.”

Depois de um debate longo e árduo, a Câmara dos Deputados votou pela cassação dos direitos políticos de Eduardo Cunha, pelo período de oito anos. O placar foi 450 a 10. Ele também fica sujeito à prisão por algumas das acusações que sofre, já que ele perdeu suas prerrogativas de congressista. IMENSA VITÓRIA!!!

Sim, a luta contra a corrupção está bem longe de terminar. Mas essa é uma vitória histórica para todos nós. Vamos celebrá-la juntos!

Nossa democracia está passando por tempos turbulentos. Mas essa conquista é um sinal de que a era de políticos corruptos e da impunidade está chegando ao fim. Agora sabemos que se continuarmos lutando, juntos, podemos alcançar o inimaginável e construir um Brasil limpo e democrático.

Com alegria e esperança,

A equipe da Avaaz


A Avaaz é uma rede de campanhas global de 44 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. (“Avaaz” significa “voz” e “canção” em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

Você se tornou membro do movimento Avaaz e começou a receber estes emails quando assinou a campanha “Community Petitions Site” no dia 2016-05-15 usando o seguinte endereço de email: cuiabahoje4@gmail.com.
Para garantir que as mensagens da Avaaz cheguem à sua caixa de entrada, por favor adicione avaaz@avaaz.org à sua lista de contatos. Para mudar o seu endereço de email, opções de idioma ou outras informações pessoais, entre em contato conosco, ou clique aqui para descadastrar-se.

Para entrar em contato com a Avaaz, não responda este email, escreva para nós no link www.avaaz.org/po/contact.

premium

Ler Anterior

Crise financeira no executivo leva poderes a repensar orçamento 2017

Leia em seguida

Sala da Mulher entrega quase uma tonelada de alimentos para ONG’s

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *