A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande por meio da Área Técnica da Saúde da Mulher realiza nesta quinta-feira, 28 de maio, das 08 às 10 horas, na Unidade Básica de Saúde – Programa de Saúde da Família (PSF) Vila Arthur, situada na Avenida Principal, S/Nº, Bairro Vila Arthur, ações voltadas para marcar o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Nacional de Redução da Mortalidade Materna.
Dentre as atividades a serem realizadas foram programadas palestras voltadas para a Saúde da Mulher e Gestantes, orientações sobre cuidados com saúde, formas de prevenção contra doenças mais comuns entre o sexo feminino, aferição da pressão arterial e distribuição de informativos. “Todos os anos realizamos atividades como essas envolvendo mulheres do município a fim de cada vez mais levar informações ao público feminino, reduzindo assim a mortalidade materna e melhorando cada vez mais a saúde da mulher”, disse a responsável pela Área Técnica da Saúde da Mulher, Juselly Lima.
O Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande tem como rotina de trabalho a qualificação dos servidores e ampliação do acesso ao atendimento pré-natal, além também do rastreio para o diagnóstico precoce da possibilidade de surgimento de doenças durante a gestação. “Apesar de todos os avanços na tecnologia e medicina, ainda é alto o número de mulheres que morrem de complicações no parto. Por isso a necessidade dessas atividades de sensibilização e conscientização das mulheres sobre a importância do Pré-Natal”, comentou Juselly Lima. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 96% das mortes registradas de mulheres poderiam ter sido evitadas com acesso maior as informações.
O grande índice de cesarianas é outro fator que chama a atenção, por também se relacionar ao elevado número de mortes maternas. A cesariana predomina em 54% dos partos feitos em hospitais brasileiros. Além disso, 70% das mulheres dão inicio ao pré-natal querendo o parto normal. No entanto, só 40% delas dão a luz através desse tipo de procedimento. “Uma mulher bem informada desde o inicio da sua gestação, poderá evitar complicações durante os nove meses de gravidez”, completou a técnica.
“As atividades a serem realizadas no dia 28 de maio são para marcar que a Saúde da Mulher é tema de grande importância social, sendo considerado ainda no século XXI um dos males que ainda persistem na sociedade”, finalizou.ASSESSORIA