Advogados e advogadas recebem treinamento sobre PJe no TJMT

Cerca de 30 advogados e advogadas participaram do treinamento sobre a funcionalidade e manuseio do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nesta quarta-feira (22 de abril) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OABMT, Eduardo Manzeppi, esteve no local e tem acompanhado o trabalho de implantação do PJe na Justiça Estadual a fim de buscar a garantia de acesso e estrutura para sua utilização. Conforme acordado em reunião o Processo Judicial Eletrônico não será implantado em sua íntegra neste ano, apenas na Vara de Execução Fiscal que servirá de modelo. A partir de 2016 ocorrerá a expansão para todo o Estado.

A capacitação é oferecida a diversos públicos pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação até o dia 30 de abril. O PJe foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é utilizado para gerenciamento de toda a tramitação dos processos, desde a proposição da ação até a sentença e arquivamento.

O gerente de projetos de TI do Tribunal de Justiça, Rafael Kloeckner, explicou que o objetivo do treinamento é capacitar todos os usuários do sistema a utilizarem o PJe. “O treinamento é uma capacitação completa, onde saberão desde configurações necessárias para o processo, o uso do sistema, das unidades onde estão implantados para poderem atuar e qual o avanço do PJe dentro do Judiciário, além de todas as funcionalidades disponíveis”.

O advogado Zelcy Luiz Dall’Acqua, que participou do treinamento, ressaltou que a iniciativa tornará a justiça mais célere e acabará com o enorme volume de papel que ficam nas prateleiras. “O PJe vai facilitar a vida dos profissionais da justiça e o treinamento é dado a tempo”. Outra vantagem destacada pelo advogado é sobre a facilidade que será a consulta dos processos via sistema. Porém, fez uma ressalva no que diz respeito a qualificações nas faculdades. “É muito importante preparar os profissionais ainda nas faculdades, porque não somos técnicos, daí a nossa dificuldade”, frisou.

(Com informações do TJMT)

premium

Ler Anterior

Comissão de Direito do Trabalho da OABMT fará atendimento gratuito à população no dia 4 de maio

Leia em seguida

População comparece ao mutirão Trip/Azul

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *