• 4 de março de 2021

“A abolição é construída diariamente”, afirma presidente da OAB

13/05/2015 – Brasília – “A abolição é construída diariamente, buscando vencer o preconceito e a discriminação e almejando a meta de igual oportunidade a todos.” Com estas palavras, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, relembrou a assinatura da Lei Áurea há exatamente 127 anos, em 13 de maio de 1888. O documento extinguiu a escravidão em todo o território brasileiro.

A Ordem dos Advogados do Brasil, entidade representativa da sociedade civil, milita diariamente pela total inclusão da população negra. Instituiu, em novembro de 2014, a Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil. A comissão A comissão tem como funções o resgate histórico desse período, a aferição de responsabilidades e a demonstração da importância das ações de afirmação como meio de reparação à população negra.

Em 2012, a OAB foi ao Supremo Tribunal Federal defender a constitucionalidade da reserva de vagas em universidades a partir de critérios raciais – as chamadas cotas. Desde então, diversas faculdades em todo o Brasil adotaram a ação afirmativa para ingresso de estudantes.

“Somos um só Brasil. Queremos uma nação de iguais. O fim do racismo e do preconceito, não admitindo a intolerância e a discriminação, é fundamental para a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna”, afirma Marcus Vinicius.FONTE OAB/CF-FOTO REPRODUÇÃO DIVULGAÇÃO

premium

Ler Anterior

Encontro da Advocacia será realizado em Pontes e Lacerda em junho

Leia em seguida

ENA e ESAs lançam campanha nacional “Cruzada pelo Novo CPC”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *