• 18 de setembro de 2021

> 71º Encontro de Corregedores do Brasil começa amanhã em Cuiabá: confira a programação

Com o tema ‘As Corregedorias e a Gestão da Jurisdição’, o 71º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil (Encoge) começa amanhã (30 de março), em Cuiabá. A abertura será às 19h30, no Plenário do Tribunal de Justiça. Nos dias 31 e 1º de abril serão realizados 10 painéis e oficinas de trabalho e debates, no Hotel Deville Prime Cuiabá. O objetivo é promover a integração dos corregedores-gerais da Justiça de todo o país, fomentar o debate e a troca de experiências de gestão aplicadas nas diversas regiões.

“Nesta edição, a dinâmica de atividades será diferenciada. Além dos painéis, com expositores renomados e especialmente convidados, teremos oficinas de trabalho para discussão dos temas apresentados. Os corregedores serão divididos em cinco grupos para debater assuntos como o Novo Código de Processo Civil, Processo Judicial Eletrônico e Adoção Doméstica e Internacional”, conta a presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) e corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip.

O primeiro painel do 71º Encoge será ‘Redescobrindo os Juizados Especiais’, apresentado pela corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi. Na sequência, haverá um colóquio com os corregedores-gerais sobre ‘Operacionalização das Metas do Conselho Nacional de Justiça’. Ainda no dia 31 haverá os painéis ‘O PJE e a realidade nacional’, ‘O Novo CPC e a normatização das Corregedorias Gerais’, ‘APAC: Redenção de Execução Penal’ e ‘A efetivação de Mediação e Conciliação: qualificação do profissional e o Novo Código de Processo Civil’.

No segundo dia do evento, os painéis serão ‘Governança Diferenciada das Execuções Fiscais’, ‘Algumas inovações do Novo Código de Processo Civil no Foro Extrajudicial’, ‘Adoção Doméstica e Internacional: experiências e caminhos’, ‘A justiça nos bairros: experiência do TJPR’ e ‘Juizado do Meio Ambiente: experiência do TJMT’. Entre os expositores e coordenadores dos grupos de trabalho estão desembargadores e juízes de diversos estados brasileiros. As atividades se encerram às 17h15 com a elaboração da Carta de Cuiabá.

Veja aqui a programação completa do evento.

Encoge – O Encontro de Corregedores é realizado a cada quatro meses pelo Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), entidade que congrega corregedores do Poder Judiciário Estadual. A finalidade do Encoge é promover o intercâmbio de ideias, contribuindo para a melhoria da qualidade e para a prestação mais uniforme dos serviços judiciários em todo o Brasil.

Conheça Cuiabá – Capital de Mato Grosso e abrigo do centro geodésico da América do Sul, Cuiabá tem 296 anos de fundação e é também conhecida como cidade verde. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente possui população estimada de 585 mil habitantes. A cidade foi uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, representando o Pantanal.

Cuiabá é famosa pela sua hospitalidade, pelo clima quente e por estar situada em uma região de variadas paisagens naturais, como Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres. Esta é a terceira vez que a cidade sedia o Encoge. A primeira foi em 2004 e a segunda em dezembro de 2011.

pOr Ana Luíza Anache

premium

Ler Anterior

29/03/2016- TRIBUNA DA DEFENSORIA: Defensoria não deve atuar como ad hoc em audiência de carta precatória

Leia em seguida

> Oficiais de justiça fazem treinamento sobre PJe

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *