• 24 de setembro de 2021

29/02/2016 – Projeto concede adicional de insalubridade para trabalhador rural

Monteiro/PB 26/10/2007 Comunidade Tingui – Horta Org‚nica ( irrigaÁ„o) Foto: Ubirajara Machado

Projeto de lei do deputado João Daniel (PT-SE), em tramitação na Câmara dos Deputados, concede adicional de insalubridade para os trabalhadores rurais que aplicam agrotóxicos nas plantações.

A proposta (PL 379/15) altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-lei 5.452/43). A norma considera insalubre qualquer trabalho que exponha o empregado a agentes nocivos à saúde, acima de limites de tolerância fixados.

João Daniel lembra que diversos estudos comprovam que os agrotóxicos fazem mal à saúde, provocando alterações hormonais e reprodutivas, danos hepáticos e renais, disfunções imunológicas e cânceres, dentre outras.

“Desde o ano de 2008, o nosso País lidera o ranking do uso de agrotóxicos, o que coloca em risco o trabalhador. Esse trabalhador precisa ter o mínimo de direitos garantidos até que ações de controle e de transição para modelos de produção agrícola mais justos, saudáveis e sustentáveis sejam implantadas”, disse.

Tramitação
O projeto tramita apensado ao PL 1015/88, do senador Paulo Paim (PT-RS), que trata de critérios de insalubridade no trabalho. Ambos serão analisados no Plenário da Câmara. Fonte TST

premium

Ler Anterior

29/02/2016 – Defesa de ex-secretário Cursi recorre ao TJ para afastar juíza de ação que apura fraude de R$2,6 mi

Leia em seguida

29/02/2016- Grupo de trabalho aprova propostas para regulamentação do novo CPC

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *