
A união de dois projetos institucionais culminará em importante resgate para a cultura mato-grossense. A OABMT, por meio do “Arte na Ordem”, e a família do ex-presidente da Seccional Silva Freire, por meio do “Setembro Freire”, retomarão o projeto “Liberdade Consentida”. Na sexta-feira (21 de agosto), foi realizada reunião com artistas plásticos de renome no Estado para tratar das oficinas a serem ministradas no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC).
Os artistas André Gorayeb, Hugo Alberto, Babú Seteoito, Giulia Medeiros e Sérvio Neuberger darão aulas a cerca de 20 recuperandos no próprio CRC. Serão três encontros por semana a partir do dia 31 de agosto. Eles ensinarão técnicas de pintura como grafite, acrílico e outras; e todo o trabalho será registrado em fotos, áudio e vídeo cuja oficina será ministrada aos próprios internos pelos artistas audiovisuais Giulia e Sérvio. Ao final, no dia 22 de setembro, será lançada a exposição na OABMT com obras dos artistas mato-grossenses, as artes e fotos feitas pelos internos durante o “Liberdade Consentida”.
“A intenção é ensinar a eles não apenas técnicas de pintura. A oficina tem um caráter de vivência e também profissionalizante. Eles conhecerão os artistas e saberão que é possível viver da arte e, ao expor suas obras com nomes conhecidos no Estado, já terão um currículo para apresentar quando saírem”, observou Mário Olímpio.
Outras ações
A vice-presidente da OABMT, Cláudia Aquino de Oliveira, e o advogado e especialista em mídias sociais, Mário Olímpio Filho, se reuniram com a filha do advogado, Larissa Silva Freire, para planejar todas atividades que culminarão na exposição na Seccional e farão parte da programação do Setembro Freire.
Cláudia Aquino e Mário Olímpio também protocolizaram uma proposta à diretoria e Conselho Seccional para que seja aprovada a nomeação do salão de entrada da Ordem em homenagem a Silva Freire. Por OAB-MT