• 24 de setembro de 2021

> Juiz da Corregedoria recepciona acadêmicos

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) recebeu, na tarde de terça-feira (22 de março), mais uma turma de acadêmicos de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic), campus Beira Rio. A visita dos alunos, do 3º e 5º semestre, faz parte do programa Nosso Judiciário, coordenado pelo técnico judiciário Neif Feguri Neto, que visa aproximar a população do Poder Judiciário.

Os 38 alunos foram recepcionados pelo cerimonialista e assessor de relações públicas do TJMT, Florêncio Beserra Filho, e, num primeiro momento, conheceram a história do Poder Judiciário estadual. Depois, os acadêmicos seguiram para o Plenário 1, onde assistiram a uma sessão de julgamentos da 1ª Câmara Cível, presidida pelo desembargador Sebastião Barbosa Farias.

A visita guiada pela sede do Poder Judiciário mato-grossense também incluiu no roteiro as secretarias, o protocolo-geral e a pinacoteca, na ala dos desembargadores. No Espaço Memória, para onde seguiram, foram recebidos pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT) Paulo Márcio Soares de Carvalho.

O magistrado conversou com os acadêmicos e destacou a importância do Direito e do cargo de juiz para os cidadãos. Em um papo mais informal, Paulo Márcio relatou o dia a dia da profissão, e afirmou: “A vida de profissionais do Direito não é fácil, é uma vida vocacionada. Mas, em suma, vale a pena. É uma vida gostosa, é uma vida tranquila, desde que você tenha responsabilidade, coerência dos seus atos e das suas decisões”.

Para a acadêmica Vanessa Patrícia Martine, 3º semestre, as palavras do magistrado serviram como incentivo. “É muito importante para nós, alunos, esse primeiro contato. É agregador. A pequena palestra do juiz serve de incentivo para que a gente não pare com os estudos, tenha vontade de conhecer cada vez mais, e despertou vontade em todos”.

Na ocasião, a aluna Glacielle Pereira Lemes, do 5º semestre, recebeu das mãos do juiz auxiliar um glossário jurídico e um guia prático para o uso do Processo Judicial Eletrônico. Esta foi a primeira vez que a estudante visitou a sede do Poder Judiciário e, para ela, a visita foi muito prazerosa. “Eu tinha uma grande curiosidade de conhecer a parte interna do Tribunal de Justiça. Assistimos a uma sessão plenária, com sustentação oral, e foi um aprendizado muito grande. Durante a audiência lembramos o tempo todo de uma de nossas aulas, então foi muito bom alinhar o conhecimento teórico à prática”.

O acadêmico Gustavo Alves de Souza, 3º semestre, também esteve no Tribunal de Justiça pela primeira vez. Ele se disse grato pelo convite do professor Stanley Costa. “É muito importante para gente conhecer a realidade desses profissionais, que são, muitas vezes, bastante criticados. É muito delicado mexer com pessoas, mexer com vidas. Então, esse foi um espaço aberto, que realmente instigou nossa vontade pelo Direito”.

Outra visita de acadêmicos está prevista para a tarde desta quarta-feira (23 de março). Os alunos devem ser recebidos pela vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva.

premium

Ler Anterior

23/03/2016 – Impedido recurso do ex-juiz do TRE Samuel Junior em ação penal

Leia em seguida

. Presidente determina prosseguimento de pregão

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *