Bairro Pascoal Ramos recebe terceira etapa da campanha de câncer de boca

20/07/2016 – Profissionais da Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá realizam no próximo sábado (23), a terceira etapa da campanha permanente de diagnóstico e prevenção do câncer de boca. A ação será realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do bairro Pascoal Ramos, das 8 às 11 horas.

“Nosso objetivo é fortalecer as buscas às lesões suspeitas do câncer de boca, orientar a população sobre a necessidade de eliminar os fatores de risco associados ao desenvolvimento dessas doenças e ainda a distribuição de kits de higiene oral”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Cristhiane Almeida Leite.

A campanha já foi realizada durante a programação da 1ª Caminhada Livre do Tabaco, no dia 06 de junho, no Parque Estadual Mãe Bonifácia e no dia 25 de junho, no CEO do bairro Dom Aquino, quando foram atendidas 42 pessoas. Nessa ação cinco pessoas (quatro adultos e uma criança), apresentaram alterações e mais uma pessoa apresentou uma suspeita de lesão potencialmente maligna. Todos os casos foram encaminhados para exames e tratamento.

Este ano a campanha terá 10 etapas, que estão sendo realizadas nos Centros de Especialidades Odontológicas e Clinicas Odontológicas dos bairros Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Planalto, Verdão, Osmar Cabral, Jardim Leblon, CPA 3, Tijucal e Coxipó.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, as etapas já estão programadas até o mês de dezembro. “Recentemente tivemos uma alteração nas datas então, no próximo mês de agosto teremos apenas um campanha no dia 20 e em setembro teremos duas nos dias 10 e 24”, explicou Cristhiane Almeida.

Doença

O câncer de boca é considerado um problema de saúde pública. Em 2016, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), haverá 11.280 novos casos em homens e 4.010 em mulheres. Em Mato Grosso a estimativa segundo o sexo é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres, considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitante

No ano passado, o Programa Permanente de Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Boca realizou oito campanhas preventivas. Um total de 240 pessoas procuraram os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, nas unidades odontológicas.

Desse total, 39 pessoas foram encaminhadas aos Centros de Especialidades Odontológicas para esclarecimento do diagnóstico das alterações e posterior tratamento, nos casos em que a doença foi constatada.

A estomatologista Diurianne França, alerta sempre que o câncer de boca é uma doença genética complexa e multifatorial. Os fatores ambientais entre eles, aqueles relacionados ao estilo de vida das pessoas como a utilização do tabaco, álcool, exposição solar sem proteção, o papiloma vírus (HPV) e uma dieta desequilibrada, são determinantes no aparecimento da doença.

Para ela, a educação e o acesso as informações relacionadas aos fatores de risco, sinais e sintomas de alerta e a realização do autoexame bucal, além da capacitação dos profissionais cirurgiões-dentistas, são fundamentais para o diagnóstico precoce das doenças bucais e seu tratamento.

Programação
Julho
Dia 23 – Centro de Especialidades Odontológicas Pascoal Ramos
Agosto
Dia 20– Centro de Especialidades Odontológicas Jardim Vitória
Setembro
Dia 10- Centro de Especialidades Odontológicas Planalto
Dia 24 – Centro de Especialidades Odontológicas Verdão
Outubro
Dia 08 – Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral
Dia 29 – Clínica Odontológica Jardim Leblon
Novembro
Dia 26 – Clínica odontológica do CPA 3
Dia 12- Centro de Especialidades Odontológicas do Tijucal
Dezembro
Dia 03 – Clínica Odontológica do Coxipó

Redação JA / Por Maria Barbant

premium

Ler Anterior

Com “A saúde na UTI”, OAB busca discutir e promover o financiamento do SUS

Leia em seguida

Prefeitura se manifesta a respeito da decisão judicial que anulou licitação da CAB Cuiabá

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *