18/06/2015- Nova sede da OAB de Sorriso é abrigo para as causas da advocacia e da sociedade

“Tomemos essa casa como abrigo nosso, donde hão de nascer e frutificar ações que garantam as nossas prerrogativas, o respeito aos sagrados honorários advocatícios, a melhorias dos serviços judiciários, a qualidade de vida dos advogados e advogadas, a capacitação profissional e, por fim, garantam nossa condição de indispensáveis à defesa da cidadania e à administração da justiça”, afirmou o presidente da OABMT, Maurício Aude, durante a inauguração da nova sede da 17ª Subseção de Sorriso na noite desta quarta-feira (17 de junho).

 

Estavam presentes o secretário-geral adjunto da OAB nacional, Cláudio Stábile Ribeiro; o presidente da OAB de Sorriso, Evandro Santos da Silva; o presidente da CAAMT, Leonardo Campos; o conselheiro federal e representante do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Francisco Esgaib;  conselheiro estadual por Sorriso, Silas do Nascimento Filho o juiz diretor do Foro, Anderson Candiotto; o prefeito Dilceu Rossato e o vereador Bruno Estelato; além de diante de um auditório repleto de conselheiros federais e estaduais, advogados e advogadas, membros do Poder Judiciário, do Executivo e Legislativo municipais e autoridades.

 

Maurício Aude ressaltou que diversas ações em prol de melhorias da prestação jurisdicional, de honorários dignos, de capacitação profissional sairão da nova Casa da Advocacia e da Sociedade sorrisense. Apontou como lutas da OABMT a cobrança por transparência nas obras da Copa do Mundo; “a propositura de ação popular para evitar que uma vaga no TCE/MT fosse preenchida por pretendente que não preenchia os requisitos e em total desprezo aos princípios constitucionais que regem a administração pública”. E ainda esta semana o ingresso da Ação Direta de Inconstitucionalidade no TJMT em face do aumento da verba indenizatória aos parlamentares, objetivando o reconhecimento de que a ALMT desprezou os princípios da proporcionalidade, da moralidade e da publicidade”. Confira aqui a íntegra do pronunciamento do presidente da OABMT.

 

Sonho de muitos

 

O presidente da OAB/Sorriso destacou todos os ex-presidentes da Subseção e conselheiros que lutaram para a realização do sonho da construção da nova sede local. “Era um sonho de cerca de 400 advogados, não apenas de Sorriso, mas também de Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã. Foi um sonho alimentado e regido pelos presidentes anteriores. Fico feliz em saber que apesar da crise que o país vive ainda há pessoas que cumprem seus compromissos”, sublinhou lembrando que em 2012 recebeu do Conselho Federal e da Seccional a garantia da concretização da obra.

 

Evandro Silva agradeceu pontualmente cada um dos ex-presidentes da Subseção, sua diretoria e aos representantes da OAB nacional, do Fida; assim como aos presidentes da OABMT e da CAAMT pelo apoio e recursos. Também ao prefeito e representante da Câmara de Vereadores pelo terreno doado e cuja aprovação no Legislativo Municipal foi unânime.

 

O secretário-geral adjunto da OAB nacional lembrou que a OAB é uma só e quando a Ordem fica forte a cidadania se fortalece. “Uma sede como essa dignifica anda mais a advocacia. E Mato Grosso tem sido destaque em nível nacional. Nos últimos seis anos, com a inauguração de Comodoro ainda este ano, serão seis novas sedes de Subseções, nenhuma Seccional no Brasil conseguiu isso. É inédito em nosso país”, consignou Cláudio Stábile, que também fez um breve relato das ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Conselho Federal da OAB em prol da advocacia.

 

O conselheiro federal Francisco Esgaib destacou que a nova sede é a confirmação da eficácia do sistema da OAB, fruto de um esforço conjunto, “que tem se voltado para a busca de melhores condições de trabalho. Mais uma sede para a advocacia significa, mais uma sede para a sociedade. Estamos aqui com a presença de representantes dos três poderes e a comunidade. É uma demonstração de que não pode haver fronteiras quando se anda junto”.

 

O conselheiro Silas do Nascimento, por sua vez, pontuou que a importância da obra está relacionada com a grandeza da Ordem e a mais alta e nobre missão desempenhada pela advocacia. “A OAB possui notória respeitabilidade na defesa da ordem jurídica, da democracia, do direito e da justiça. São os advogados que fizeram e fazem a vanguarda dos reformadores, que esclarecem fatos ambíguos das causas, defendem a esperança, a vida dos que sofrem. Esta é uma obra carregada de simbolismo”, observou.

 

Leonardo Campos também lembrou as outras sedes já inauguradas desde 2010, quais sejam Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Alta Floresta e Tangará da Serra. “A união de todos transformou em algo concreto o que outrora era sonho. A instalação de Sorriso se deu em 1983 na gestão da então presidente da OABMT Maria Helena Póvoas e desde lá todos os ex-presidentes, conselheiros trabalharam para a realização. A OAB Sorriso será a casa onde a liberdade e a democracia irão imperar”, finalizou.

Ao final da solenidade, foram entregues homenagens e descerradas as placas de inauguração da sede e da galeria de ex-presidentes. Por  OAB/MT

premium

Ler Anterior

18/06/2015 – Grupo de estudos fará triagem nos juizados

Leia em seguida

18/06/2015- Denuncia de abuso de abastecimento ônibus escolar do municipio de Várzea Grande vão para o MPF e TCE

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *