15/04/2016 – Justiça nega absolvição a Janete e empresários em ação da Ararath por lavagem de dinheiro

O magistrado Jeferson Schneider, da 5ª Vara Federal em Mato Grosso, negou pedido de absolvição formulado por Janete Gomes Riva, Avilmar de Araújo Costa, Altevir Pierozan Magalhães, Altair Baggio e Guilherme Lomba de Mello Assumpção em uma ação proveniente da Operação Ararath pelo crime de lavagem de dinheiro.

Leia mais:
Silval amarga mais uma derrota e presidente do TJ rejeita pedido para redistribuição de HC

As defesas apresentadas pelos réus foram consideradas insuficientes para a decretação de absolvição sumária. A decisão foi estabelecida no dia 13 de abril. Assim, a instrução processual ganhará continuidade nos próximos dias.

Conforme os autos, os denunciados, por meio das empresas L.B Notari, Supermercados Modelo e Multimetal, utilizaram-se de bancos clandestinos na tentativa de ocultar movimentações financeiras.

De acordo com as informações prestadas pelo colaborador na Ararath, Gércio Marcelino Mendonça, as operações financeiras em nome dessas empresas tinham como mandante e beneficiário final o ex-deputado estadual José Riva.

O esquema

Segundo o MPF, em maio de 2008, Avilmar de Araújo Costa, então representante da empresa L.B Notari, do município de Juara, fez três transferências para a Globo Fomento, de propriedade de Júnior Mendonça, para pagar parte de uma dívida em nome de José Geraldo Riva.

As três transferências foram fracionadas de modo a tentar não chamar a atenção dos órgãos de controle que monitoram as transações financeiras.

Em 2011, foram realizadas transações financeiras envolvendo os Supermercados Modelo e a Multimetal no esquema de lavagem de dinheiro. Em fevereiro daquele ano, Júnior Mendonça fez um empréstimo milionário no BIC Banco em nome da Amazônia Petróleo. O empréstimo tinha como destino final os Supermercados Modelo e a Multimetal.

No mesmo dia que o empréstimo foi disponibilizado à Amazônia Petróleo, a maior parte do dinheiro foi transferida para a conta do Modelo, que tem Altevir Pierozan Magalhães como diretor-presidente, com o objetivo de quitar dívida do ex-deputado estadual José Riva.

Outra parte do empréstimo no BIC Banco foi transferida para a Multimetal, empresa de Altair Baggio e Guilherme Lomba de Mello Assumpção, para o pagamento da primeira parcela, de um total de cinco, relativa à compra de 40% da empresa por Janete Gomes Riva. Porém, desde 2011 a formalização da entrada de Janete na sociedade nunca foi feita perante a Receita Federal ou a Junta Comercial.

premium

Ler Anterior

> Colniza: divulgado resultado final de prova

Leia em seguida

15/04/2016 – TRE nega pedido de Mauro Savi para suspender investigações por compra de votos

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *