> Voto Consciente: Representantes de cinco escolas participam de encontro de apresentação do programa

Diretores, coordenadores e professores das cinco escolas escolhidas para participar do programa Voto Consciente de 2016 estiveram presentes na reunião de apresentação do projeto, realizada nesta manhã de quarta-feira (04.05), no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. O encontro foi coordenado pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz-membro Paulo Sodré, e pela coordenadora da Escola Judiciária, Janis Nakahati, com a participação da técnica da coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação, Telma Oliveira Peres.

“Uma jornada de mil quilômetros se dá pelo primeiro passo, e esse é o primeiro passo”, disse o diretor da Escola Judiciária, juiz Paulo Sodré, ao iniciar a reunião. Para ele, o programa serve para incentivar os jovens cidadãos a participar da vida política do país. Sodré ainda afirmou que “todos nós somos instrumentos para alcançarmos um futuro cidadão”.

Três escolas de Cuiabá vão aderir ao programa neste ano: Escola Antônio Epaminondas, Escola Leônidas Antero de Matos, Escola André Luiz da Silva Reis. Outras duas escolas de Várzea Grande também participarão do Voto Consciente: Escola Deputado Salim Nadaf e Escola Dunga Rodrigues.

De acordo com a técnica da coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Telma Oliveira Peres, a parceria da Escola Judiciária Eleitoral com a Seduc tem dado certo com resultados relevantes. “Temos tido bons resultados. Este ano decidimos criar uma comissão para selecionar as escolas, com alguns critérios, para que possamos atender as escolas que realmente precisam”.

Foram apresentados os principais objetivos do programa, as ações e o passo a passo de cada etapa do Voto Consciente. Durante o encontro, os participantes puderam sanar dúvidas sobre a implementação do programa.

Representando a escola Salim Nadaf, a professora de Língua Portuguesa, Margarete Nogueira, disse estar na expectativa para começar o projeto com os estudantes. Ela informou que considera os alunos como “multiplicadores”, pois estarão comunicando aos pais, parentes e amigos os conceitos aprendidos durante as ações do Programa Voto Consciente.

Já o diretor da escola Leônidas Antero de Matos, Gilmar Correa, disse acreditar que com o projeto e as demais medidas já desenvolvidas no ambiente escolar os alunos terão um “leque de conhecimentos” acerca da política do estado e do país.

Com o programa, cada escola organizará os partidos que representarão as seguintes políticas públicas: Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS); Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL); Partido do Respeito às Diversidades (PRD); Partido da Ética e Cidadania (PEC) e Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA). Serão cinco alunos para representar cada partido, que concorrerão às eleições nas escolas, ainda neste ano.

Além dos partidos, cada escola terá que escolher mais cinco alunos que participarão de algumas etapas oficiais de preparação de uma eleição, no Tribunal Regional Eleitoral. São elas: sorteio do horário eleitoral, cerimônia de validação de fotos e cerimônia de lacre das urnas. E no dia das eleições municipais deste ano, conhecerão os procedimentos das votações paralelas, visitarão os locais de votação e apuração e totalização dos votos.

Programa Voto Consciente

Criado em 2011, o programa Voto Consciente foi desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral em parceira com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Ao longo dos anos o programa tem despertado nos estudantes de escolas públicas a consciência cívica, os princípios éticos e a estimulação da participação política consciente, livre e democrática.

Com a implementação do programa, cada escola adere às seguintes ações:

· Palestras de sensibilização aos jovens estudantes para participarem do processo político do país;
· Alistamento eleitoral dos estudantes;
· Visitas Guiadas ao TRE-MT (alunos conhecem a estrutura da Justiça Eleitoral);
· Eleições nas escolas (partidos que representam políticas públicas).

premium

Ler Anterior

05/05/2016 – Gilmar Mendes faz palestra na AL na próxima segunda-feira

Leia em seguida

> Governo do Estado cria Conselho Estadual de Comércio Exterior

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *