• 24 de setembro de 2021

03/11/2015 – Felipe Guerra garante reeleição de presidente da OAB Sinop

Pela primeira vez na história uma única chapa é apresentada em uma disputa pela reeleição

A eleição da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), será no dia 27 de novembro, mas o advogado Felipe Guerra já está reeleito como presidente da seccional de Sinop. O atual presidente encabeça a chapa única registrada no pleito. A relação foi divulgada no Diário Oficial deste último (30). Essa é a primeira vez na história da OAB de Sinop que um presidente é reeleito por consenso. “Fico feliz com o entendimento da categoria de que o momento é de unir a classe. Fico lisonjeado com a chapa única, o que mostra que nossa gestão é mais positiva do que negativa. Mas tenho plena consciência de que não sou uma unanimidade”, comentou Guerra.

Em setembro, quando iniciaram as articulações para a eleição, pelo menos 7 nomes foram listados como possíveis opositores de Felipe Guerra na eleição da OAB. Nenhum se viabilizou ou insistiu na disputa. Segundo Guerra, o mesmo grupo composto em abril foi mantido até o registro da chapa. “Não foi preciso abrir concessões para compor grupo. Mantivemos nossa convicção e nossa proposta e os demais colegas acabaram entendendo nosso objetivo”, pontua Guerra.

Com apenas uma chapa disputando a eleição, basta Guerra ter um voto (o seu próprio), para ser eleito presidente. O mandato é de 3 anos. Apesar da definição antecipada, Guerra acredita que muitos advogados irão comparecer às urnas. “No cenário estadual a disputa está mais acirrada. É natural que os profissionais, mesmo com a definição de Sinop, participem do processo eleitoral”, comentou.

Guerra foi eleito presidente da OAB de Sinop em 2012, vencendo o advogado Ulisses Duarte. Advogado criminalista, filho do juiz João Manoel Guerra e professor acadêmico respeitado, Guerra foi o mais jovem presidente da Ordem em Sinop. Com o mote “Todos pela Ordem e Ordem para todos”, Guerra recolheu 158 votos entre 316 votantes – 34 votos a mais que seu adversário.

Nessa eleição a chapa recebe o nome “Uma OAB mais Forte”. Além de Guerra como presidente compõem o grupo os advogados Diego Gutierrez de Melo, vice-presidente; Ana Elisa da Silva, Secretária Geral; Henei Rodrigo Berti, Secretário Adjunto; Fabio Ricardo Carvina, Tesoureiro; e Andreia Ronfim Gobbi, Delegada.

Mesmo Ordem

Participam da eleição da OAB apenas os advogados que estão com a anuidade em dia. O prazo para a quitação dos débitos pendentes encerrou na quarta-feira (28). Conforme o levantamento da OAB de Sinop, 422 advogados estão aptos a votar. Ou seja, a Ordem encolheu em 3 anos.

Na eleição de 2012 eram 433 advogados aptos, ou seja, com a anuidade em dia. Agora são 11 a menos, mesmo a cidade contando com aproximadamente 840 profissionais em exercício da atividade. Para Guerra, a inadimplência de 50% dos advogados para com a instituição que os representa é um alerta. “Momentos de crise atingem primeiro os profissionais liberais. É o exemplo dos contadores. Com a advocacia existem muitos jovens profissionais, com ganhos mensais baixos, que talvez estejam com duas anuidades atrasadas e esse valor já represente um mês dos seus rendimentos. Ficar em dia com a OAB acaba não sendo prioridade”, analisou Guerra.

Com 840 advogados registrados, Sinop possui um profissional para cada 154 habitantes.

Fonte: Jamerson Miléski

premium

Ler Anterior

03/11/2015 – JOSÉ MORENO : Pré-candidato afirma: “Não temos dinheiro de partido político”

Leia em seguida

03/11/2015 – PEDIDOS DE IMPUGNAÇÃO : Justiça Federal barra intimação virtual de impugnados em MT

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *