• 18 de abril de 2021

03/08/2015 – Remédio encontrado no Cadim não faz parte da rede pública municipal

A vereadora Sumaia Leite do partido Solidariedade (relatora da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Várzea Grande) detectou durante vistoria no Centro Municipal de Distribuição de Medicamentos (Cadim), na manhã desta segunda-feira (3), que parte dos medicamentos utilizados por pacientes retornaram ao depósito.

Outro problema levantado num primeiro momento pela vereadora é que o anti-hipertensivo, Diovan Amlofix, não faz parte da lista de medicamentos da rede pública de Saúde no município e por isso não deveria estar ali: “sendo assim não deveria fazer parte do estoque. Vamos quere saber qual é a justificativa para que este remédio esteja armazenado?”, destacou a vereadora.

Pedindo rigorosidade na apuração dos responsáveis, Sumaia revelou estranheza ao encontrar a caixa aberta Diovan Amlofix e ainda faltando quatro comprimidos.

“É no mínimo curioso como uma caixa aberta desta com medicamento Diovan Amlofix, que não é da rede veio parar aqui. A Secretaria de Saúde terá que se explicar sobre esse absurdo, e vou exigir uma investigação mais profunda a respeito”.

Ainda segundo a parlamentar ele é um medicamento comercial, ou seja, é vendido em farmácias e drogarias, pois na cesta básica da rede o anti-hipertensivo adquirido é o Lozartan e não Diovan.

A catalogação foi iniciada hoje pela Comissão e será estendida até a conclusão dos trabalhos.

“Não podemos precisar quanto tempo deve durar o serviço, apenas afirmar que será encerrado. Quando finalizarmos esta força tarefa no Cadim iremos para o pátio da Guarda Municipal, para onde foram levados os medicamentos encontrados no Centro de Controle de Zoonoses e nas Unidades de Saúde”.

Vale destacar que o levantamento visa verificar no estoque: número de lote, fabricante, ano de vencimento, quantidade e na gestão de quem foram adquiridos e vencidos os respectivos medicamentos.

premium

Ler Anterior

> TJMT designa novo juiz auxiliar da Presidência

Leia em seguida

> Colíder divulga resultado final de seleção

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *