01/07/2015- PJe: TJMT e OAB vão capacitar 15 mil advogados

Nos próximos dois anos, mais de 15 mil advogados receberão treinamento para manuseio do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A capacitação é resultado de uma parceria firmada entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT) e vai atender 30 municípios mato-grossenses. O treinamento será realizado no Fórum ou na subseção da OAB de cada localidade.

 

Conforme Gustavo Piccin, diretor do Departamento de Sistemas e Aplicações do TJMT, as capacitações serão realizadas em ciclos quinzenais que vão contemplar treinamentos tanto na Capital quanto no interior. “Em Cuiabá nós elaboramos uma estratégia de capacitação prática, onde os advogados vão ter a oportunidade de usar o PJe em laboratório junto com os nossos instrutores. Já no interior serão realizadas palestras de apresentação do sistema e as dúvidas serão solucionadas”, disse.

 

Gustavo destacou ainda que as capacitações habilitam os advogados a utilizar o máximo de recursos do sistema PJe. “O Processo Judicial Eletrônico é uma revolução tanto para os advogados quanto para o Judiciário. Afinal, a modalidade diminui drasticamente os custos e o tempo gasto pelos advogados. E o bom do treinamento é que eles vão poder tirar dúvidas e aprender a usar todos os recursos disponibilizados pelo sistema. Em breve também vamos oferecer a capacitação em Ensino à Distância (EAD) aos advogados do interior”, afirmou.

 

Em Mato Grosso, o Processo Judicial Eletrônico tem aproximadamente 10 mil processos em trâmite e já está implantado em 24 varas. O sistema foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é utilizado para gerenciamento de toda a tramitação dos processos, desde a proposição da ação até a sentença e arquivamento.

 

Para o presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB/MT, Eduardo Manzeppi, as capacitações são fundamentais para a implantação eficaz do sistema.  “É um projeto que foi concebido em conjunto e procuramos abranger todas as localidades onde temos subseções da OAB no interior. Nas subseções maiores, vamos passar mais de uma vez. Embora o Ensino à Distância seja muito interessante, pedimos ao Tribunal que a primeira etapa de treinamento fosse presencial para que os advogados pudessem tirar suas dúvidas instantaneamente”, pontuou.

 

Eduardo avisa aos advogados interessados que as inscrições podem ser feitas no site da OAB/MT. Mas aqueles que não conseguirem fazê-la antecipadamente poderão se inscrever na hora. “Nossa intenção é divulgar o sistema para que os advogados possam peticionar com mais tranquilidade”.

 

De acordo com Edilene Pereira Araújo, instrutora responsável pelos treinamentos, o processo de preparação dos advogados e outros profissionais da Justiça tem o objetivo de garantir a operacionalização total do PJe até 2017. E para isso dez profissionais foram treinados exclusivamente para realizar as capacitações.

 

Confira no quadro abaixo as datas em que as capacitações serão realizadas em cada município.

 

Poconé

Data: 29 de junho
Horário: Das 9h às 13h
Local: Fórum

Cáceres

Data: 29 de junho
Horário: Das 18h às 21h30
Local: Fórum

Mirassol D´Oeste

Data: 30 de junho
Horário: Das 9h às 13h
Local: Fórum

Pontes Lacerda

Data: 30 de junho
Horário: Das 18h às 21h30
Local: Subseção

Comodoro

Data: 01 de Julho
Horário: Das 14h às 18h
Local: Fórum

Cuiabá

06 e 20 de julho/ 03, 17 e 31 de agosto/ 14 e 28 de setembro/ 13 de outubro /10 e 24 de novembro

Diamantino

13 de julho

Tangará da Serra

14 de julho

Campo Novo do Parecis

14 de julho

Várzea Grande

21.07, 04.08

Nova Mutum

27 de julho

Lucas do Rio Verde

27 de julho

Sorriso

28 de julho

Sinop

28 de julho, 21 de setembro

Jaciara

10 de agosto

Rondonópolis

10 de agosto/10 de agosto

Alta Araguaia

11 de agosto

Barra do Garças

24 de agosto

Nova Xavantina

25 de agosto

Agua Boa

25 de agosto

Canarana

26 de agosto

Campo Verde

08 de setembro

Primavera do Leste

09 de setembro

Paranatinga

09 de setembro

Colíder

22 de setembro

Alta Floresta

22 de setembro

Peixoto de Azevedo

23 de setembro

Juara

05 de outubro

Juína

06 de outubro

Vila Rica

19 de outubro

 

premium

Ler Anterior

01/07/2015 – Não haverá expediente na Comarca de Várzea Grande a partir desta quarta

Leia em seguida

>Tabaporã prorroga prazo para cadastro de entidades

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *